Descrição
This article is based on research done among enterprises that received ISO 14,001certification. Its aim was to verify the different aspects of communication, in order to answer to the anxieties of interested parties (residents in the neighborhood, consumers, workers and service providers), contributing to trust and credibility of the ISO 14,001 certificate. This certification represents a market instrument among enterprises and also a strong merchandise item. However, many amplified accidents that occurred and the posture of the enterprises that react to compensate for environmental damages only after those accidents happen have been obstacles to develop a relationship of trust with community. The results showed that certified enterprises have not been able to establish a successful communication with interested parties. || Este trabalho foi realizado a partir da pesquisa feita entre as organizações certificadas conforme a ISO 14001. Sua motivação foi a necessidade de identificação de aspectos a serem focalizados pelo requisito comunicação, a fim de atender às ansiedades das partes interessadas (moradores da vizinhança, consumidores, prestadores de serviço), colaborando para a confiança e credibilidade da certificação conforme a NBR ISO 14001. Tal certificação se apresenta como um diferencial de mercado entre as organizações e também um forte instrumento mercadológico. No entanto, alguns acidentes industriais ampliados e a postura das empresas de reagir para controlar os danos ambientais, somente após a ocorrência destes episódios, têm sido obstáculos para cativar a confiança da população. Os resultados demonstram que as organizações certificadas não estão sendo capazes de estabelecer com sucesso a comunicação com suas partes interessadas.