-
Epistemologia, aprendizagem e formação: Debates e posicionamentos em torno das finalidades do ensino da história
- Voltar
Metadados
Descrição
This article intends to make a theoretical balance around the relations between epistemology, learning and formation, presenting proposals from the field of Historical Education in Brazil and also highlighting and debating international influences that support these propositions. The aim is to highlight the purposes for the teaching of History expressed in these debates, pointing out problems and questioning proposals for teaching and the concepts of formation that underlie them, in order to situate our position in defense of teaching effectively closer to an epistemology of Story.||Este artículo pretende hacer un balance teórico sobre las relaciones entre epistemología, aprendizaje y formación, presentando propuestas del campo de la Educación Histórica en Brasil y también destacando y debatiendo las influencias internacionales que apoyan estas proposiciones. El objetivo es resaltar los propósitos para la enseñanza de la Historia expresados en estos debates, señalando problemas y cuestionando propuestas para la enseñanza y los conceptos de formación que los subyacen, a fin de situar nuestra posición en defensa de la enseñanza efectivamente más cerca de una epistemología de Historia||Este artigo pretende fazer um balanço teórico em torno das relações entre epistemologia, aprendizagem e formação, apresentando propostas do campo da Educação Histórica no Brasil e também evidenciando e debatendo influências internacionais que subsidiam essas proposições. O intuito é evidenciar as finalidades para o ensino de História expressas nesses debates, apontando problemáticas e questionando propostas para o ensino e as concepções de formação que as embasam, de forma a situar nosso posicionamento em defesa de um ensino efetivamente mais próximo de uma epistemologia da História.
ISSN
2318-1729
Periódico
Autor
Cristiano de Souza, Eder
Data
16 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/31128 | 10.26512/rhh.v8i16.31128
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 História, histórias | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
história, histórias; Vol. 8 Núm. 16 (2020): Revista História, Histórias; 170-196 | História, histórias; v. 8 n. 16 (2020): Revista História, Histórias; 170-196 | 2318-1729 | 10.26512/rhh.v8i16
Assuntos
Educación Histórica | Epistemologia | Formação Histórica | Ensino de História | Aprendizagem Histórica | Educación Historica | Epistemología | Formación Historica | Enseñanza de La Historia | Aprendizaje Historico | Historical Education | Epistemology | Historical Formation | Teatching of History | Historical Learning
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion