-
Epistemologia da Prática: fundamentos teóricos e epistemológicos orientadores da formação de professores que atuam na Educação Básica
- Voltar
Metadados
Descrição
RESUMO O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado, já concluída, cujo objeto de estudo é o conhecimento/conhecimento escolar que é tomado como mediador no processo de formação dos professores que atuam na Educação Básica. Partimos do pressuposto de que a epistemologia da prática é o ideário pedagógico que tem influenciado, de modo significativo, as práticas de formação de professores e a pesquisa em educação, no Brasil, nas últimas décadas. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica referenciada no materialismo histórico e dialético, com a finalidade de identificar as bases do pensamento político, filosófico, epistemológico e pedagógico de onde emergem o“corpus teórico”, do referido ideário. Com ênfase na experiência do indivíduo, no cotidiano e nas práticas empíricas, que privilegiam o conhecimento imediato e útil, a práxis curricular e o conhecimento escolar que orientam a formação de professores, baseiam-se numa compreensão liberal de mundo. Assim, um breve esboço histórico e as leituras críticas dos estudos de Dewey, de Michael Polanyi e de Suchodolski, se tornaram essenciais para a compreensão dos elementos teóricos e conceituais que estruturam a epistemologia da prática. Apresentamos os elementos que, em geral, configuram o referido ideário: os seus principais pressupostos; suas categorias e conceitos fundantes, que têm orientado a práxis curricular e a construção do conhecimento escolar. O estudo realizado possibilitou, ainda, a partir de um esforço de síntese, a formulação de um conceito de epistemologia da prática que fundamentou as análises realizadas a partir das informações coletadas no processo de pesquisa de doutorado. Palavras-Chaves: epistemologia da prática; formação de professores; experiência; cotidiano/prática.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
CAPES
Autor
José Henrique Duarte Neto; IFPE
Data
21 de dezembro de 2013
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 10, No 21 (2013); 48-69
Tipo
Avaliado por Pares