-
Epistemological history of science or history of the teaching of knowledge and school disciplines? a reading from pedagogical knowledge: a reading from pedagogical knowledge||¿Historia epistemológica de la ciencia o historia de la enseñanza de los saberes y las disciplinas escolares? : una lectura desde el saber pedagógico||História epistemológica da ciência ou história do ensino dos saberes e das disciplinas escolares? : uma leitura do saber pedagógico
- Voltar
Metadados
Descrição
The purpose of the article is to analyze some of the knowledge relationships that are woven between the studies of the Anglo-Saxon curriculum, the school disciplines of French origin and the history of knowledge and school disciplines of Colombian origin based on the methodological notion of pedagogical knowledge. Methodologically, thematic reading was used as a strategy that allowed discursive analysis to be carried out based on the pedagogy, science and knowledge series in each of the three historical traditions. As results, some reflections of the conceptual order are presented that allow configuring a field of knowledge around the teaching of knowledge and school disciplines. In conclusion, from the perspective of historical-pedagogical studies, the political effects of the constitution of the teacher as a professional of teaching in the contemporary world are questioned.||El artículo tiene por objeto analizar algunas de las relaciones de saber que se tejen entre los estudios del curriculum de corte anglosajón, las disciplinas escolares de procedencia francés y la historia de los saberes y las disciplinas escolares de origen colombiano a partir de la noción metodológica de saber pedagógico. Metodológicamente se empleó la lectura temática como estrategia que permitió llevar a cabo el análisis discursivo a partir de la serie pedagogía, ciencia y saber en cada una de las tres tradiciones históricas. Como resultados se presentan algunas reflexiones del orden conceptual que permiten ir configurando un campo de saber en torno a la enseñanza de los saberes y las disciplinas escolares. Como conclusiones se problematiza desde la contemporaneidad los efectos políticos que tiene para el maestro su constitución como profesional de la enseñanza a partir de los estudios histórico-pedagógicos.
||O objetivo deste artigo é analisar algumas das relações de saber tecidas entre os estudos do currículo de procedência anglo-saxã, as disciplinas escolares de origem francesa e a história do conhecimento e das disciplinas escolares de origem colombiana, com base na noção metodológica de saber pedagógico. Metodologicamente, a leitura temática foi utilizada como estratégia que permitiu a análise discursiva com base nas séries de pedagogia, ciência e saber de cada uma das três tradições históricas. Como resultados, são apresentadas algumas reflexões da ordem conceitual que permitem configurar um campo de saber em torno do ensino dos saberes e das disciplinas escolares. Como conclusão, desde a perspectiva dos estudos histórico-pedagógicos, se problematizam os efeitos políticos da constituição do professor como profissional do ensino na contemporaneidade
ISSN
1676-2592
Periódico
Abrangência
Colombia; Contemporary | Colombia; Contemporáneo | Colômbia; Contemporâneo
Autor
Ríos Beltrán , Rafael | Zuluaga Garcés, Olga Lucía | Martínez Velasco, Miguel Ángel
Data
9 de novembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8660150 | 10.20396/etd.v22i4.8660150
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 ETD - Educação Temática Digital | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 22 No. 4 (2020): Culture, Knowledge and School Disciplines in Ibero-America - Cultura, Saberes e Disciplinas Escolares na Ibero-América; 856-872 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 22 Núm. 4 (2020): Cultura, Saberes y Disciplinas Escolares en Iberoamerica - Cultura, Saberes e Disciplinas Escolares na Ibero-América; 856-872 | ETD - Educação Temática Digital; v. 22 n. 4 (2020): Cultura, Saberes y Disciplinas Escolares en Iberoamerica - Cultura, Saberes e Disciplinas Escolares na Ibero-América; 856-872 | 1676-2592
Assuntos
Teacher | Pedagogy | Knowledge | discipline | School | Science | Professor | Pedagogia | Saber | Disciplina | Escola | Ciência | Maestro | Pedagogía | Saber | Disciplina | Escuela | Ciência
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Avaliado pelos pares | Texto