Descrição
Este artigo discute e analisa perspectivas acerca do ensino de música na educação básica, a partir da complexa rede de interações que permeia a escola e a educação musical como fenômenos da cultura na contemporaneidade. Dessa forma, partindo da concepção antropológica de cultura, da função social da escola e das interações que permeiam a música como prática cultural, o texto evidencia possibilidades e caminhos para a educação musical escolar, considerando as múltiplas diversidades que marcam o ensino de música nesse contexto. As discussões e análises realizadas têm como base pesquisas bibliográfica e documental, bem como experiências empíricas consolidadas no processo de formação de professores de música para a educação básica. A partir do estudo realizado, ficou evidente que a educação musical na escola deve ser, fundamentalmente, plural. Assim, os objetivos, conteúdos e metodologias de ensino da música nesse contexto precisam considerar a diversidade de expressões musicais da sociedade, as variadas formas de vivenciar e fazer música na cultura, os distintos sujeitos que compõem a realidade escolar, os contextos sociais de cada escola, entre diversos outros aspectos que marcam universo da educação básica no século XXI.