Descrição
This article intends to analyze and propose a way to build a Brazilian Cinema History in contemporary times that considers the diversity and geographic expansion of film and academic production centers, which has been continuously manifested. How to do it including new themes, approaches and fields that have been developing since the 1990s, without hierarchized and evaluative distinctions and above all, without national sense that founded and justified the writing of this story from its inception to the present days? To this end, we find in Reinhart Koselleck and his proposal for a Plural History the theoretical framework capable of accounting for these various and significant issues.||Este artigo procura analisar e propor uma forma de construir uma história do cinema brasileiro na contemporaneidade que dê conta da diversidade e da ampliação geográfica dos polos de produção cinematográfica e acadêmica que vêm, continuamente, se manifestando. De que maneira é possível fazê-lo, incluindo novos temas, abordagens e campos que vêm se desenvolvendo desde os anos 1990, sem que distinções hierarquizantes, valorativas e, sobretudo, sem um suposto sentido “nacional” que fundou e fundamentou a escrita dessa história desde o seu surgimento se façam preponderantes? Para responder a essa pergunta, encontramos em Reinhart Koselleck e sua proposta de uma História Plural o arcabouço teórico capaz de dar conta dessas várias e significativas questões.