Descrição
Foi no Seminário de Tópicos Especiais: Escrita e seu combate – a folha em branco, oferecido no decorrer do primeiro semestre de 2019 no PPGEdu/UCS, que surgiram textos que expressam-imagem-escrita. O combate ao cruel da folha em branco foi operado nas aulas com intervenções no universo denominado acadêmico. Barthes (2000), Deleuze (1997), Guatarri (1987) estiveram presentes neste jogo de afecção do ler devorando a escrita e escrever devorando a leitura. Esse jogo junto à folha em branco passa a funcionar como condições e possibilidades da solidão/silêncio, escritura e imagem-afecção, experimentações de escritura na aula que ensaiamos com a leitura e a escrita. Com essa experimentação, movimentamos a pergunta sobre a folha em branco, que é a representação do clichê determinista do que é a escrita acadêmica. A escritura pode, talvez, desafiar as novas e as velhas certezas do que é escrita e leitura na academia? Este foi nosso desafio.