Descrição
Urban space and its transformations through the lens of urban semiotics. Understanding the city as a producer of meaning through its images, it is necessary to comprehend how signs influence the urban landscape. This research aims to analyse the potential of influence of the retail image in the transformations of urban spatiality, having as specificities check the fixed and flows places; verify the environmental history and its relationship with the users; identify the physical-contextual transformations of the retail image. The methodology used characterizes this study as a descriptive, qualitative, documental and bibliographic research and uses a technical urban space observation in question and the other interactions with it, through urban semiotic analysis of city of Londrina-PR, in the decade of 1940 and in the year 2018. It can be affirmed that the city as a producer of meaning through its images builds its landscape using as support the communication of its spatiality.||Entendendo a cidade como produtora de sentido por meio de suas imagens, se faz necessário compreender como estes signos influenciam a paisagem urbana. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o potencial de influência da imagem do varejo nas transformações da espacialidade urbana, tendo como especificidades, verificar os lugares de fixos e de fluxos; verificar a história ambiental e sua relação com o usuário; identificar as transformações físico-contextuais da imagem do varejo. A metodologia utilizada caracteriza este estudo como uma pesquisa descritiva, qualitativa, documental e bibliográfica e emprega a técnica de observação do espaço urbano em questão e as demais interações com o mesmo, por meio de análises semióticas urbanas da cidade de Londrina-PR, na década de 1940 e no ano de 2018. Pode-se afirmar que a cidade enquanto produtora de sentido por meio de suas imagens constrói sua paisagem utilizando como suporte a comunicação da sua espacialidade.