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Espaços de cultura e consumo em eventos para a criança
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Metadados
Descrição
Com o propósito de analisar algumas formas de interação entre crianças, espaços culturais e consumo, este artigo discute dois eventos voltados para o público infantil na cidade de Florianópolis: “Fashion Kids” e “12ª Mostra de Cinema Infantil”. Discutidos no contexto de uma pesquisa com/sobre crianças e tecnologias móveis na educação infantil, a abordagem de pesquisa participativa envolveu observação, conversa com crianças e adultos e registros fotográficos e audiovisuais. Tais instrumentos permitiram identificar algumas percepções sobre os eventos e tensionar certas formas de participação das crianças a partir do referencial teórico da mídia-educação e dos estudos da infância Buckingham (2000), Corsaro (2003), Fantin (2006), Belloni (2013). Enquanto a Mostra de Cinema Infantil oferecia às crianças uma aproximação à diversidade de produções cinematográficas de qualidade, o Fashion Kids promovia formas de consumo de diversos produtos. Ao problematizar os diferentes eventos na perspectiva da mídia-educação, o artigo discute algumas possibilidades de mediação e destaca diferentes ênfases nos direitos das crianças: em relação à cultura (atividades voltadas à especificidade do pensamento infantil, brincadeiras, oficinas de literatura infantil) e em relação ao consumo (atividades voltadas à criança consumidora e percebidas como um “mini-adulto”). Entre as reflexões, destacam-se as tensões e contradições presentes nesses eventos, alguns aspectos da distinção e do capital cultural dos diferentes públicos, bem como o papel da mídia na construção das percepções de adultos e crianças a respeito das ações culturais para a infância na cidade.
Palavras-chave: crianças, cultura, consumo, mediação educativa.
ISSN
2238-1279
Autor
Juliana Costa Muller; Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC | Monica Fantin; Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Data
29 de agosto de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 13, No 31 (2016); 302-322
Tipo
Avaliado por Pares