-
Estágio de vivência em engenharia agronômica: relação entre o teórico e o prático
- Voltar
Metadados
Descrição
O objetivo desta pesquisa foi analisar as relações estabelecidas entre o teórico e o prático, no estágio de vivência do Curso de Graduação em Engenharia Agronômica, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Conceição do Araguaia, e sua contribuição para a formação acadêmica dos alunos. Tratou-se de uma pesquisa quali-quantitativa, cuja estratégia deu-se pela interpretação de relatórios pós-estágio e questionários. O universo da pesquisa constou de 40 alunos, sendo 24 avaliados por relatórios e 16 por questionários, cinco professores e 16 famílias de produtores rurais, também avaliados por questionários. Como resultado os alunos reconheceram em 87,50% a contribuição do estágio de vivência para sua formação, com recomendação dessa prática em 100,00% para outros discentes. Pelos docentes foi considerado muito importante (100,00%) para os alunos, mas com baixa contribuição do IFPA para sua execução (60,00%). Referente às famílias dos produtores, ficou estabelecido em 93,75% que o estágio é muito importante, mas apenas 43,75% acreditavam plenamente no aprendizado. Observou-se que no processo de estágio de vivência é possível abrir espaços de reflexões não apenas nas inter-relações entre teoria-prática e na constituição de profissionais reflexivos, mas também para contribuição na esfera das problematizações circundantes à prática formativa e para o fortalecimento da área de estágio como campo científico.
ISSN
1518-1634
Periódico
Autor
Batista, Giselle | Santos, Gabriel Araújo | Marino, Tiago Badre | Gregorio, Sandra Regina | Vita, Gilmar Ferreira
Data
1 de julho de 2020
Formato
Identificador
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9641 | 10.15628/holos.2020.9641
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 HOLOS | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
HOLOS; v. 4 (2020); 1-22 | 1807-1600
Assuntos
Educação; Educação Agrícola | Estágio de vivência, Ensino-Aprendizagem, Teoria-Prática.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion