-
ESTÁGIO E ENSINO MÉDIO: COMPLEXIDADES DE UMA RELAÇÃO
- Voltar
Metadados
Descrição
Este estudo insere-se no campo das políticas públicas educacionais que orientam as práticas de estágios remunerados para jovens estudantes da etapa do ensino médio (EM). O objetivo é identificar algumas das complexidades produzidas pelo contexto político e prático do exercício de estágios remunerados que realizam alguns estudantes do ensino médio como auxiliares pedagógicos em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI). A pesquisa é qualitativa do tipo estudo de caso e a coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e da observação participante. Utilizaram-se como referencial teórico os estudos dos autores sobre o tempo da juventude e da infância: Melucci (1996), Pais (2006), Kuhlmann (2000) entre outros. Entende-se que a falta de força de trabalho especializada, na cidade de Santa Maria, para atuar na etapa da Educação Infantil (EI) tem propiciado o contrato de jovens da etapa do EM para serem os auxiliares pedagógicos. Porém, a relação entre estágio, juventude e EI produz questões que devem ser refletidas com criticidade sobre o tipo de formação que ser proporcionar, e que vem sendo proporcionada, tanto para os jovens atuarem no mercado do trabalho, uma vez que eles exercem funções que não coincidem com os seus estudos e vontades pessoais, quanto para as crianças pequenas, que acabam sendo atendidas por jovens que não são formados para trabalhar e desenvolver atividades que estimulem o desenvolvimento infantil. PALAVRAS-CHAVE: ensino médio e juventude, educação infantil e infância, relação estágio e renda.
ISSN
2317-7853
Autor
Camargo, Rosa Maria Bortolotti de | Carneiro Sarturi, Rosane
Data
27 de novembro de 2017
Formato
Identificador
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/676 | 10.34024/olhares.2017.v5.676
Idioma
Fonte
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 2 (2017): Dossiê Temático "Ensino Médio: temas e dilemas"; 131-151 | 2317-7853
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion