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Estudando Língua Portuguesa, História e Geografia por meio da toponímia: uma proposta||Studying Portuguese, History and Geography through toponymy: a proposal
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Metadados
Descrição
A Toponímia – uma das subdivisões da Onomástica – é a ciência que se ocupa da investigação dos nomes próprios de lugares. No Brasil, muitos estudos já foram e estão sendo desenvolvido nessa área, no entanto, uma perspectiva pouco desenvolvida é a que correlaciona os estudos toponímicos com o ensino. Por isso, neste trabalho pretendemos apresentar um esboço de uma sequência de atividades didáticas que poderia ser aplicada no Ensino Fundamental (EF), tendo o nome próprio de lugar como tema central. Considerando o caráter essencialmente interdisciplinar da Toponímia, as atividades planejadas englobam três disciplinas do currículo escolar: Língua Portuguesa, História e Geografia.||Toponymy – one of the subdivisions of Onomastics – is the science that deals with the investigation of proper names of places. In Brazil, many studies have been and are being developed in this area; however, an underdeveloped perspective is one that correlates toponymic studies with teaching. Therefore, in this paper we intend to present a sketch of a sequence of didactic activities that could be applied in Elementary School (ES), with the proper name of place as central theme. Considering the essentially interdisciplinary nature of Toponymy, the planned activities encompass three disciplines of the school curriculum: Portuguese Language, History and Geography.
ISSN
2316-6169
Autor
Tavares, Marilze | Velasco, Denise de Oliveira Barbosa
Data
14 de dezembro de 2017
Formato
Identificador
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/6884 | 10.30612/arredia.v6i11.6884
Idioma
Relação
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/6884/4276 | /*ref*/ANDRADE, Karylleila dos Santos. Os nomes de lugares em rede: um estudo com foco na Interdisciplinaridade. Revista Eletrônica de Linguística Domínios de Lingu@agem, vol. 6, n. 1, p. 205-225, mar./jun. 2012. | /*ref*/ANDRADE, Karylleila dos Santos. Toponímia e ensino: uma interface interdisciplinar. In: PINHO, M. J.; ANDRADE, K. S; RAMOS, D. V. Ensino de língua e literatura: reflexões e perspectivas interdisciplinares. Goiânia: PUC, 2011. | /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002. | /*ref*/BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998a. | /*ref*/BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998b. | /*ref*/BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1998c. | /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002. | /*ref*/BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. | /*ref*/DAUZAT, Albert. Les noms de lieux. Origine et évolution. Paris: Librairie Delagrave, 1985. | /*ref*/DICK, Maria Vicentina. Toponímia e antroponímia no Brasil: coletânea de estudos. São Paulo: Gráfica da FLCH/USP, 1992. | /*ref*/DICK, Maria Vicentina. A motivação toponímica e a realidade brasileira. São Paulo: Arquivo do Estado, 1990. | /*ref*/JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. | /*ref*/KLEIN, Julie Thompson. Ensino interdisciplinar: didática e teoria. In: FAZENDA, Ivani (org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998. | /*ref*/LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE DOURADOS. Disponível em http://www.camaradourados.ms.gov.br/a-camara/lei-organica. Acessado em 27 de janeiro de 2017.
Direitos autorais
Direitos autorais 2018 ArReDia
Fonte
ArReDia; v. 6, n. 11 (2017); 16-36 | 2316-6169
Assuntos
Toponímia. Ensino Fundamental. Interdisciplinaridade. | Toponymy. Elementary School. Interdisciplinarity.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion