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Estudar, aprender e se desenvolver na história: uma possibilidade via elaboração conceitual // Studying, learning and developing in history: a chance via conceptual development
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Metadados
Descrição
Resumo
Este trabalho discute a formação e o desenvolvimento de conceitos científicos na escola. Seu objetivo é apresentar uma proposta para o ensino e a aprendizagem da História, nos anos iniciais do nível fundamental, tendo como elemento constitutivo a formação e o desenvolvimento de conceitos científicos. De caráter bibliográfico e fundamentado na perspectiva Histórico-Cultural e aprendizagem histórica, o estudo permitiu vislumbrar que o processo de ensino e de aprendizagem, desenvolvido com base na elaboração conceitual, promove a aprendizagem e o desenvolvimento do educando. Para o nível de ensino a que se destina, o que se pretende é uma familiarização do aluno com os atributos do conceito selecionado para estudo. Essa perspectiva contribui para enfatizar as potencialidades formativas da História fortalecendo a sua presença no currículo escolar.
Palavras-chave: História. Aprendizagem histórica. Conceitos científicos.
Studying, learning and developing in history: a chance via conceptual development
Abstract
This paper discusses the formation and development of scientific concepts in school. Its goal is to present a proposal for teaching and learning of History in the early years of elementary level, having as a constituent element the formation and development of scientific concepts. It is bibliographical work and based on the Cultural-Historical perspective and historical learning that has allowed glimpsing the process of teaching and learning, built on the conceptual development in order to promote learning and development of students. For the level of education to which they relate, the aim is to acquaint the student with the attributes of the concept selected for study. This perspective helps to emphasize the formative potentialities of History strengthening its presence in the school curriculum.
Keywords: History. Historical learning. Scientific concepts.
ISSN
2238-1279
Autor
Francisca Lacerda de Góis; UFRN | Maria da Paz Cavalcante; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Data
3 de setembro de 2018
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 15, No 40 (2018); 386-410
Tipo
Avaliado por Pares