Descrição
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada no Mestrado em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFETMG). O principal objetivo do estudo foi analisar como ocorre a implementação dos Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) por instituições de ensino superior (IES) mineiras. Buscou-se identificar os instrumentos que ampararam legalmente aimplementação desses cursos nas instituições pesquisadas e também identificar e apresentar as formas como ocorreu essa implementação. A temática da pesquisa apresentada insere-se nas discussões travadas por pesquisadores das áreas de educação, trabalho e tecnologia acerca da concepção dos Cursos Superiores de Tecnologia, a formação do profissional tecnólogo e sua inserção no mundo do trabalho. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa. Os principais resultados apontam para a preocupação das instituições em alinharem a oferta desses cursos às exigências do mundo do trabalho. Através da pesquisa de campo realizada, foi possível verificar que os CSTs são considerados como um modelo inovador de forma a integrar o indivíduo aos processos produtivos.