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Estudo sobre a relação escola-comunidade no atendimento às demandas educacionais: uma prática dialógica
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Metadados
Descrição
Resumo:
O objetivo deste estudo foi compreender como uma escola municipal de Ensino Fundamental se mobilizou para atender às demandas levantadas em uma avaliação participativa realizada com a comunidade escolar – educadores, pais, alunos e funcionários, com o propósito de avaliar a qualidade do serviço oferecido pela escola. Trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado na proposta dialógica de Paulo Freire, desenvolvido nos moldes de uma pesquisa-intervenção que utilizou observação participante de encontros gravados e transcritos, submetidos à análise compreensiva. A intervenção consistiu em seis encontros com educadores da comunidade para refletir coletivamente sobre as necessidades levantadas na avaliação, priorizar as demandas e definir os caminhos para atendê-las. Segundo a análise, os dados constelaram-se em dois temas: a) formação de professores, que teve como eixos oferecer aos docentes um apoio contínuo envolvendo a equipe gestora da escola, a transposição didática, teoria e prática de alfabetização e ética profissional; b) aproximação com as famílias, considerada pela escola tanto como uma meta importante quanto como um desafio, por vezes cercado por mitos em relação à não participação dos pais na vida escolar dos filhos. A escola se empenhou em responder às demandas referentes à pratica pedagógica e à relação família-escola e encaminhou esse processo segundo um movimento dialógico que revelou seu compromisso com a aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave: prática dialógica, prática pedagógica, escola e família
ISSN
2238-1279
Colaboradores
CAPES
Autor
Gilberto Ferreira Barreiros; Pontifícia Universidade de São Paulo | Heloisa Szymanski; PUC/SP | Maria Lucia Spadini da Silva; PUC/SP | Maria Tereza Antonia Cardia; PUC/SP
Data
1 de dezembro de 2015
Formato
Idioma
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 12, No 29 (2015); 82-108
Tipo
Avaliado por Pares