-
Estudo sobre potencialidades dos registros avaliativos discutidos em colaboração para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com professoras de uma escola pública, com a intenção de identificar e desenvolver processos de sistematização da avaliação da aprendizagem, por meio de registros, e analisar as potencialidades dessa sistematização, discutida de forma colaborativa, no aprimoramento da prática docente para o acompanhamento do aprendizado dos alunos. Entende-se a avaliação da aprendizagem em uma perspectiva contra-hegemônica de educação, com vistas ao diagnóstico, à mediação e à emancipação. Nessa direção, o estudo apresenta contribuições para o debate sobre as especificidades das práticas e dos contextos educativos que podem permitir ou dificultar o processo avaliativo para o avanço constante da aprendizagem dos alunos, propondo-se, como premissa, a superação do isolamento no trabalho docente. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando-se como procedimento metodológico o grupo dialogal, que possibilita a participação da pesquisadora nas discussões do grupo. A análise dos dados foi realizada tendo como referência os fundamentos da análise de prosa. Os resultados apontam que é possível o detalhamento das informações sobre o aprendizado de cada aluno com o uso de registros pautados em um processo planejado. As discussões sobre as informações avaliativas realizadas pela equipe docente e mediadas pela pesquisadora direcionaram a atenção das participantes aos detalhes do processo de ensino e aprendizagem, permitindo desvelar concepções de educação e entendimentos em torno do ensino e da aprendizagem que norteavam o trabalho das professoras. Os saberes docentes elucidados possibilitam identificar aspectos significativos das práticas pedagógicas e pontos a serem aprimorados. Por isso, notou-se ser indispensável a vinculação entre os processos de formação docente colaborativa e a avaliação da aprendizagem.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP -.
Autor
Denise de S. G. Llata; Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. | Magali Aparecida Silvestre; Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.
Data
31 de janeiro de 2020
Formato
Idioma
Relação
http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/4574/16939 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/4574/16940 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/4574/47968528 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/4574/47968529
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 17, No 47 (2020); 118-146
Tipo
Avaliado por Pares