-
Ethics and staging in the cinema of Dardenne brothers: From The Promesse to Young Ahmed||Ética e encenação no cinema dos irmãos Dardenne: De A promessa a O jovem Ahmed
- Voltar
Metadados
Descrição
The Dardennean universe is made up of characters facing moral dilemmas, in a scenario marked by the dehumanization of people in the world today. This article aims to reflect on the ethics and staging in the cinema of Jean-Pierre and Luc Dardenne, investigating how the films reverberate the ethical posture of the filmmakers in question. Through an analysis of film fragments made by the duo from The Promise (1996) to Young Ahmed (2019), we seek to examine the works from their aesthetic dimension and then to address the ethical premises posed by the filmmakers. The aim is to demonstrate how the staging is guided by the Dardenne brothers' worldview.||El universo dardenneano está formado por personajes que enfrentan dilemas morales, en un escenario marcado por la deshumanización de las personas en el mundo actual. Este artículo propone una reflexión sobre la ética y la puesta en escena en el cine de Jean-Pierre y Luc Dardenne, e investiga cómo las películas reverberan la postura ética de los cineastas en cuestión. Mediante un análisis de fragmentos de las películas realizadas por el dúo desde La Promesse (1996) hasta Le Jeune Ahmed (2019), buscamos examinar las obras desde su dimensión estética y luego abordar las premisas éticas planteadas por los cineastas. El objetivo es demostrar cómo la puesta en escena está guiada por la cosmovisión de los hermanos Dardenne.||O universo dardenneano é constituído por personagens que enfrentam dilemas morais, em um cenário marcado pela desumanização das pessoas no mundo atual. Este artigo propõe uma reflexão sobre ética e encenação no cinema de Jean-Pierre e Luc Dardenne, investigando como os filmes reverberam a postura ética dos cineastas em questão. Através de uma análise de fragmentos dos filmes realizados pela dupla desde A promessa (1996) até O jovem Ahmed (2019), buscamos examinar as obras a partir de sua dimensão estética para, em seguida, abordarmos as premissas éticas colocadas pelos cineastas. O objetivo é demonstrar de que forma a encenação é pautada pela visão de mundo dos irmãos Dardenne.
ISSN
2175-7402
Periódico
Autor
Silva Guerreiro, Alexandre
Data
15 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
http://revistaalceu.com.puc-rio.br/index.php/alceu/article/view/180 | 10.46391/ALCEU.v21.ed42.2020.180
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 ALCEU | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Revista ALCEU; Vol. 20 No. 42 (2020): 42 Issue; 18-37 | Revista ALCEU; Vol. 20 Núm. 42 (2020): Edición 42; 18-37 | ALCEU; v. 20 n. 42 (2020): Edição 42; 18-37 | 2175-7402 | 10.46391/ALCEU.v21.ed42.2020
Assuntos
Ética | Encenação | Estética | Cinema | Dardenne | Ethic | Staging | Aesthetics | Cinema | Dardenne | Etica | Puesta en escena | Estetica | Cine | Dardenne
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion