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Ethnomathematical confluence intersection of native and academic worldviews||Confluência Etnomatemática Intersecção de Visões de Mundo Nativa e Acadêmica
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Metadados
Descrição
We adopt the concept of confluence as a metaphor to consider our ethnomathematical engagement for the past fourteen years. In this time, we have worked with students and teachers and have realized that the diversity of meanings brought to our collective mathematical commitment has had many influences. The principle of two-eyed seeing (Marshall, 2004), allows the authors a different framework through which to consider the importance of the Native worldview and a Western academic view. The confluence of the Native worldview and Western academic view is what guides our story. From the Native view we bring the richness of story and oral traditions. The Western side of our story brings forwarded a variety of academic backgrounds, e.g. mathematics education, linguistics, and anthropology. An overarching theme that we will bring forward is the affect. Affect for our students as well as us as researchers.||Adotamos o conceito de confluência como uma metáfora para considerarmos o nosso compromisso etnomatemático nos últimos catorze anos. Durante esse tempo, trabalhamos com alunos e professores e percebemos que a diversidade de significados trouxe muitas influências para o nosso compromisso matemático coletivo. O princípio da visão de dois olhos (MARSHALL, 2004) permite aos autores um enquadramento diferente por meio do qual consideram a importância da visão de mundo nativa e da visão acadêmica ocidental. A confluência da visão de mundo nativa com a visão acadêmica ocidental é o que orienta a nossa história. Do ponto de vista nativo trazemos a riqueza da história e das tradições orais. O lado ocidental da nossa história traz o encaminhamento de uma variedade de conhecimentos acadêmicos, como, por exemplo, a educação matemática, a lingüística e a antropologia. Um tema abrangente que vamos apresentar é o afeto. Afeto para os nossos alunos, bem como para nós pesquisadores.
ISSN
1676-2592
Periódico
Autor
Shockey, Tod | John, Mitchell Bear
Data
4 de julho de 2017
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648370 | 10.20396/etd.v19i3.8648370
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 712-735 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 712-735 | ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 712-735 | 1676-2592
Assuntos
Ethnomathematics. Confluence. Native worldview. Western worldview. Mathematics education. | Ethnomathematics | Confluence | Worldviews | Etnomatemática. Confluência. Visão de Mundo Nativa. Visão de Mundo Ocidental. Educação Matemática. | Etnomatemática | Confluência | Visões de Mundo
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pesquisa qualitativa | Avaliado pelos pares | Pesquisa qualitativa