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Evaluation and expansion of Post-Graduation Educations in Brazil and in the Northeast||Evaluación y expansión del Posgrado en Educación en Brasil y en Nordeste||Avaliação e expansão da Pós-Graduação em Educação no Brasil e no Nordeste
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Metadados
Descrição
The article aims to analyze how the policies implemented by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), has reflected in the expansion and evaluation of education Post-graduation Programs in Brazil, focusing in the northeastern region. Assuming that the policies adopted for the post-graduation, also assume efficiency and productivity logics which promote competitiveness between the programs.It is a qualitative research that used as methodological procedures, documental analisis and the formulation of statistical series taking as reference data available on Sistema de Informações Georeferenciadas (Geocapes). The study shows that the adopted policies provide expansion on the post-graduation system, adoption of new program formats and the process of evaluation has been used as a way to guarantee its quality, ranking the programs and increasing the regional asymmetries.||El artículo tiene como objetivo analizar cómo las políticas implementadas por la “Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior” (Capes), han repercutido en la expansión y en la evaluación de los Programas de Posgrado en educación en Brasil, sobre todo en la región Nordeste. Parte de la premisa de que las políticas adoptadas para el posgrado, asumen una lógica de eficiencia y productividad que incentivan la competitividad entre los programas. Se trata de una investigación cualitativa que ha empleado como procedimientos metodológicos, análisis documentales y elaboración de series estadísticas tomando como referencia los datos ofrecidos por el “Sistema de Informações Georefenciadas” (Geocapes). El estudio muestra que las políticas adoptadas propiciaron una expansión del sistema de posgrado, aprobación de nuevos formatos de programas y que el proceso de evaluación ha sido utilizado como forma de garantizar la calidad de los mismos, categorizando los programas y aumentando las asimetrías regionales.||O artigo objetiva analisar como as políticas implementas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem refletido na expansão e na avaliação dos Programas de Pós-graduação em educação no Brasil, com destaque para a região Nordeste. Parte do pressuposto que as políticas adotadas na pós-graduação, assumem uma lógica de eficiência e produtividade que incentivam a competitividade entre os programas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que usou como procedimentos metodológicos, análises documentais e elaboração de séries estatísticas tomando como referência os dados disponibilizados pelo Sistema de Informações Georefenciadas (Geocapes). O estudo mostra que as políticas concebidas pela Capes propiciaram uma expansão do sistema de pós-graduação, a adoção de novos formatos de programas e que o processo de avaliação tem sido utilizado como forma de garantir a qualidade dos mesmos, ranqueando os programas e aumentando as assimetrias regionais.
ISSN
1981-1802
Periódico
Autor
Duarte Araújo Castro, Alda Maria | da Costa Fernandes Oliveira, Larissa Maria
Data
19 de julho de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/24454 | 10.21680/1981-1802.2021v59n59ID24454
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Revista Educação em Questão | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Revista Educação em Questão; v. 59 n. 59 (2021): jan./mar. 2021 | 1981-1802 | 0102-7735 | 10.21680/1981-1802.2021v59n59
Assuntos
Post-graduation; expansion; evaluation; regional asymmetries. | Posgrado; expansión; evaluación; asimetrías regionales. | Pós-graduação; expansão; avaliação; assimetrias regionais.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion