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Existe um currículo museal ? As teorias curriculares na compreensão da educação em museus
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Metadados
Descrição
O conceito de currículo é multifacetado e no universo da educação escolar tem um longa trajetória de debates e teorizações. Sua compreensão é alvo de diferentes abordagens teóricas, mais técnicas, trazendo o currículo como prescrição de conteúdos, organização do tempo e espaços da educação, ou abordagens mais críticas, enfatizando as escolhas sociais e políticas na construção curricular. A utilização do conceito de currículo para a compreensão de outros contextos educacionais, como os museus, não é consensual, mas vem sendo cada vez mais explorada. Este artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre a especificidade da educação museal a partir das teorias curriculares, enfatizando seu potencial não só para a compreensão dos elementos que compõem a educação em museus, como para o entendimento das escolhas efetuadas e das tensões existentes na definição dos processos educacionais museais. Para isso, são trazidos autores do campo da educação em museus que utilizam as teorias curriculares, enfatizando os avanços e limites das análises propostas. Como forma de superar os aspectos normativos e prescritivos dessas análises, é proposta a utilização das teorias críticas do currículo, em especial o conceito de dispositivo pedagógico de Basil Bernstein. Utilizando a estrutura teórica estabelecida por esse autor, são elucidados alguns aspectos da constituição e do funcionamento da educação nos museus, entendendo a prática educacional museal como currículo em processo.
ISSN
1676-2592
Periódico
Autor
Martins, Luciana Conrado
Data
16 de julho de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651729 | 10.20396/etd.v20i3.8651729
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 640-661 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 640-661 | ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 640-661 | 1676-2592
Assuntos
Currículo. Educação. Museu. Teorias do currículo. | Currículo | Educação | Museu | Teorias do currículo
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares | Revisão de literatura