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Experiências ausentes no ensino de História:: inquietantes pressupostos para uma reorientação da vida prática
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Metadados
Descrição
Este texto busca compreender como o ensino de história pode contribuir na formação dos jovens estudantes. Apresenta resultados de um projeto que teve como objetivo analisar o potencial das diferentes fontes e das diferentes linguagens da cultura contemporânea no processo de ensino e aprendizagem em história. Em relação aos procedimentos metodológicos, recorreu à observação de cunho etnográfico, à história oral e à didática da história. O cenário da pesquisa foi uma escola pública estadual da cidade de Ituiutaba, MG, Brasil. Fizeram parte direta da investigação os jovens estudantes do primeiro ano do ensino médio. Concluiu-se que o ensino de história na educação básica precisa reorientar suas práticas, abranger outras perspectivas epistemológicas, que possibilitem discutir a diversidade de experiências histórico-culturais negligenciadas e silenciadas. Nesse processo, os usos de diferentes fontes e linguagens nas aulas de história podem constituir iniciativas para promover articulação entre saberes escolares e a vida prática.||Este texto busca compreender como o ensino de história pode contribuir na formação dos jovens estudantes. Apresenta resultados de um projeto que teve como objetivo analisar o potencial das diferentes fontes e das diferentes linguagens da cultura contemporânea no processo de ensino e aprendizagem em história. Em relação aos procedimentos metodológicos, recorreu à observação de cunho etnográfico, à história oral e à didática da história. O cenário da pesquisa foi uma escola pública estadual da cidade de Ituiutaba, MG, Brasil. Fizeram parte direta da investigação os jovens estudantes do primeiro ano do ensino médio. Concluiu-se que o ensino de história na educação básica precisa reorientar suas práticas, abranger outras perspectivas epistemológicas, que possibilitem discutir a diversidade de experiências histórico-culturais negligenciadas e silenciadas. Nesse processo, os usos de diferentes fontes e linguagens nas aulas de história podem constituir iniciativas para promover articulação entre saberes escolares e a vida prática.
ISSN
2318-1729
Periódico
Autor
Silva Júnior, Astrogildo Fernandes | Montenegro Sousa, José Josberto
Data
13 de setembro de 2017
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10982 | 10.26512/hh.v5i9.10982
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 História, histórias
Fonte
história, histórias; Vol. 5 Núm. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 24-39 | História, histórias; v. 5 n. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 24-39 | 2318-1729
Assuntos
ensino de história | diferentes fontes e linguagens | jovens estudantes
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion