-
Explorando tarefas com tecnologias digitais para o ensino de fenômenos periódicos: quando o movimento fictivo se torna factível
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo explora a elaboração de tarefas utilizando tecnologias digitais desenvolvidas para computador, calculadoras gráficas e sensores de movimento com alunos do ensino médio. As tarefas foram desenvolvidas para a interpretação e a elaboração de gráficos cartesianos, que representem fenômenos periódicos. Apresentamos uma breve, porém, crítica revisão bibliográfica sobre o ensino e a aprendizagem de trigonometria, seguida de nossa opção teórica, a Teoria da Cognição Corporificada. Exibimos três exemplos: A Roda Gigante; A justaposição de gráficos utilizando calculadoras e sensores; e dois aplicativos e suas relações com a teoria adotada.
Palavras Chave: Elaboração de Tarefas. Tecnologia digital. Educação Matemática. Teoria da Cognição Corporificada.
Exploring tasks with digital technologies designed for teaching periodical phenomena: when a fictive movement becomes actual movement
Abstract
This paper explores the design of tasks using digital technologies for computers, graphic calculators and movement sensors. The tasks were developed for teaching how to interpret and elaborate Cartesian graphics that represent periodical phenomena. We present a brief but critical literature review about teaching and learning trigonometry, followed by our theoretical choice, the Embodied Cognition. We show three examples of tasks: The Ferris wheel; juxtaposing graphs using calculators and sensors; and two applets and we discuss them in light of the chosen theory.
Key words: Task Design. Digital technologies. Mathematics Education. Embodied Cogni-tion.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
Texas Instruments Educational
Autor
Janete Bolite-Frant; UNIBAN | Wellerson Quintaneiro da Silva; UNIBAN | Arthur B. Powell; Rutgers University
Data
30 de maio de 2013
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 10, No 20 (2013)
Tipo
Avaliado por Pares