-
F. Chopin’s Barcarolle op. 60: Learning Strategies||Barcarola op. 60 de F. Chopin: Etapas e estratégias de aprendizagem
- Voltar
Metadados
Descrição
Until recently musical performers followed guidelines based on the observation of work contents/musical analysis and observation of the text/faithfulness to the score. Music, nevertheless, exists solely during its performance, and performances of one same work may differ considerably. The partnership with psychology of music has made possible the development of practice based research as far as strategies and results are concerned; while concurring to consider the performer as a partner in equal footing with the scientist in the field of musical cognition. This has been the main premise for processes of memorization reports (Ginsborg, Chaffin & Demos, 2012), in which decisions made during practice and are transferred to the act of interpreting. Therefore, a virtuous circle is formed, in which it is possible to plan, to predict and to analyse performance results and, at the same time assure that the musician’s primordial goal, the creation of artistic products, remains true to its artistic endeavors and independent from scientific control.Keywords: Musical performance; practice based research; planned results; musical cognition.||Até recentemente instrumentistas observavam a música em termos de obras/análise musical, e obras em termos de partitura/fidelidade ao texto. Música, no entanto somente existe no momento de sua realização e, realizações de uma mesma obra podem diferir consideravelmente. A parceria com a psicologia da música vem fomentando não só estudos guiados pela prática quanto planejamentos e resultados previstos para uma realização/performance, como também vem transformando o intérprete em principal parceiro e colaborador no campo da musicologia cognitiva. Esta é a premissa para o relato de processos de memorização baseado em Ginsborg, Chaffin & Demos, 2012, onde decisões tomadas durante a prática são transferidas para o ato da interpretação. Forma-se, assim, um círculo virtuoso, onde é possível planejar, prever e analisar o resultado da performance e ao mesmo tempo assegurar que a atividade primordial do músico, a criação de produtos artísticos, permaneça imprevisível e portanto independente dos controles da ciência.Palavras-chave: Performance musical; estudos guiados pela prática; previsão de resultados; cognição musical.
ISSN
2357-9978
Periódico
Autor
Gerling, Cristina Capparelli
Data
11 de agosto de 2014
Formato
Identificador
https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5364 | 10.36025/arj.v1i2.5364
Direitos autorais
Copyright (c) 2014 Cristina Capparelli Gerling | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/
Fonte
Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes; Vol 1 No 2 (2014): The Concept of Research in the Arts; 59-75 | ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes; v. 1 n. 2 (2014): O conceito de pesquisa na pesquisa em artes; 59-75 | 2357-9978 | 10.36025/arj.v1i2
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Invited Essays