-
Fábrica de Cimento Portland Perus: articulação pedagógica entre movimentos populares e escolas no bairro de Perus||Portland Perus Cement Factory: pedagogical articulation between popular movements and schools in the neighborhood of Perus
- Voltar
Metadados
Descrição
Atuando sob os princípios da “não violência ativa”, a luta dos Queixadas, operários da Fábrica de Cimento Portland Perus, localizada no bairro de Perus, instalada em 1924, configurou um novo panorama de atuação sindical que permitiu mudanças em vários aspectos, entre elas a participação das mulheres ao lado de seus maridos, conquistas trabalhistas, lutas ambientais etc. Comissões de greve visitaram fábricas, escolas, universidades e demais espaços e tais visitas repercutiram, segundo o dr. Mário Carvalho de Jesus,advogado do Sindicato dos Trabalhadores “da Cimento Perus”, em toda a cidade de São Paulo, numa demonstração de que a união e a firmeza permanente, lema do movimento, seria a forma mais eficaz e eficiente de lutar contra as forças opressoras da sociedade e a exploração do capital. O legado dessa luta resiste ao longo de décadas, por meio de um diálogo entre gerações. As histórias e memórias dos operários, ou seja, suas lutas por justiça e dignidade, além do valor arquitetônico e industrial da Fábrica, motivou odesejo pelo seu tombamento, sua preservação e por sua transformação em Centro de Cultura e Memória do Trabalhador. Além disso, essa luta que transpôs os muros da Fábrica, envolvendo a comunidade local, alcançou os muros de muitas escolas no bairro, as quais passaram a ter em sua prática educativa, dentro e fora de suas dependências, uma real articulação com temas significativos para os estudantes oriundos dessa herança Queixada, defendendo a ideia de que a educação pode ser efetivamente vista como instrumento libertador e transformador.||Acting under the principles of “active nonviolence”, the Queixadas, workers at Portland Perus Cement company, located in the neighborhood of Perus, São Paulo, established in 1924 a new panorama of union activity that allowed changes in several aspects; among them the participation of women alongside their husbands, labor conquests, environmental struggles and so on. According to Mário Carvalho de Jesus, lawyer of the workers union “CimentoPerus”, strike committees visited factories, schools, universities and other spaces all over the city of São Paulo in a demonstration that the union and the permanent firmness, the motto of the Movement, would be the most effective and efficient way of fighting against the oppressiveforces of society and the exploitation of capital. The legacy of this struggle resists for decades through a dialogue between generations. The workers’ stories and memories, that is, their struggles for justice and dignity, as well as the architectural and industrial value of the Factory, motivated the desire for its protection, its preservation and its transformation into the Worker’s Culture and Memory Center. Moreover, this struggle that transposed the walls of the Factory, involving the local community, reached the walls of many schools in the neighborhood, which began to have in their educational practice, inside and outside their premises, a real articulation with significant themes regarding the Queixada heritage for the students,defending the idea that Education can be effectively seen as a liberating and transforming instrument.
ISSN
1980-4466
Periódico
Autor
Bortoto, Regina Célia Soares | Bezerra, Maria Helena Bertolini
Data
30 de agosto de 2019
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/159631 | 10.11606/issn.1980-4466.v14i27espp185-210
Idioma
Fonte
Revista CPC; v. 14 n. 27esp (2019): Dossiê Educação Patrimonial; 185-210 | Revista CPC; Vol. 14 No. 27esp (2019): Dossiê Educação Patrimonial; 185-210 | Revista CPC; Vol. 14 Núm. 27esp (2019): Dossiê Educação Patrimonial; 185-210 | 1980-4466
Assuntos
Labor movement | Industrial heritage | Social memory | Education | Movimento operário | Patrimônio industrial | Memória social | Educação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares