-
Fabricando paraquedas coloridos: linguística aplicada, decolonialidade e formação de professores
- Voltar
Metadados
Descrição
Neste ensaio, tenho como objetivo construir uma compreensão sobre alguns desafios da Linguística Aplicada indisciplinar na formação docente (MOITA LOPES, 2006; 2009; CAVALCANTI, 2013; MILLER, 2013) que, em diálogo com as lentes decoloniais (MIGNOLO, 2003; 2005; QUIJANO, 2010; WALSH, 2013; MALDONADO-TORRES, 2019; GROSFOGUEL, 2019), apresenta perspectivas para uma formação de professores de línguas comprometida com a justiça social. Intercalo uma reflexão epistêmica em diálogo com as práticas que me engajo enquanto formador de professores de língua portuguesa na graduação e pós-graduação na área de Letras/Linguística Aplicada, mobilizando algumas cenas da sala de aula e pesquisas. Para isso, discuto o tema da Linguística Aplicada na formação de professores e a sua agenda crítica já assumida no contexto brasileiro; elenco alguns princípios dos estudos decoloniais, em especial da pedagogia decolonial; e proponho alguns “paraquedas coloridos” para a formação de professores de línguas considerando essas perspectivas. Ao fim, concluo com algumas implicações e desafios para uma formação docente orientada pela linguística aplicada interseccionada com os princípios discutidos, considerando estratégias que podem ajudar a “sulear” (FREIRE, 1992) uma educação calcada na esperança de um mundo social menos desigual.
ISSN
1984-4018
Periódico
Autor
Cadilhe, Alexandre José
Data
10 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11943 | 10.30612/raido.v14i36.11943
Idioma
Relação
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11943/6733 | /*ref*/AMORIM, M. A.; SILVA, T.C. O ensino de Literatura na BNCC: discursos e (re)existências. In: GERHARDT, A.F.; AMORIM, M. (org.). A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. Campinas: Pontes, 2019. | /*ref*/AZEVEDO, B. D. Ressignificando a sala de aula de língua portuguesa: narrativas em interação no estágio supervisionado. Dissertação de Mestrado em Linguística. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2020. | /*ref*/BALLESTRIN, L. América Latina e o Giro Decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 11, pp. 89-117, 2013. | /*ref*/BALLESTRIN, L. Modernidade/Colonialidade sem “Imperialidade”? O Elo Perdido do Giro Decolonial. Revista Dados, v. 60, n. 2, pp. 505-540, 2017. | /*ref*/BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, N. Introdução: decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. In: ______(org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. | /*ref*/BORELLI, J. D. V. P. ; PESSOA, R. R.. O estágio e o desafi o decolonial: problematizações sobre as relações interpessoais de seus/suas agentes. Moara, v. 51, pp. 75-96, 2019. | /*ref*/CADILHE, A.J. Direitos humanos, educação e multiletramentos: o uso do Instagram na formação do/a professor/a de língua. Fólio - Revista de Letras, v. 10, pp. 315-343, 2018. | /*ref*/CADILHE, A.J.; SALGADO, A. C. P. Beijar, verbo intransitivo: Narrativas, diversidade e sexualidade na formação de professores/as de línguas. Letras & Letras (UFU), v. 35, pp. 75-89, 2019. | /*ref*/CADILHE, A.J.; SANTANNA, P. F. Narrativas da experiência em formação docente inicial mobilizadas em práticas de letramentos online. (Con)Textos Linguísticos, v. 13, pp. 138-155, 2019. | /*ref*/CADILHE, A.J.; LEROY, H.R. Formação de Professores de Língua e Decolonialidade: o Estágio Supervisionado como espaço de (Re) Existências. Calidoscópio (Unisinos), v. 18, n. 2, pp. 250-271, 2020. | /*ref*/CANAGARAJAH, S.. Teacher development in a global profession: An autoethnography. TESOL Quarterly, 46, pp. 258–279, 2012. | /*ref*/CANAGARAJAH, S. From critical research practice to critical research reporting. TESOL Quaterly, v. 30, n. 2, pp. 321-330, 1996. | /*ref*/CARVALHO, J.J.de. Encontro de Saberes de descolonização: para uma refundação étnica, racial e epistêmica das universidades brasileiras. In: BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, N.(org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. | /*ref*/CAVALCANTI, M. Educação linguística na formação de professores de línguas. In: MOITA LOPES, L.P.(org.). Linguística Aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola, 2013. | /*ref*/COLLINS, P.H. Epistemologia feminista negra. In: BERNARDINO-COSTA, J. MALDONADOTORRES, N.; GROSFOGUEL, N. (org.) Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. | /*ref*/FALS-BORDA, O. Pesquisa-ação, ciência e educação popular nos ano 90. In: STRECK, D. (org.). Fontes da Pedagogia Latino-Americana: uma antologia. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. | /*ref*/FANON, F. Os condenados da terra. Juiz de Fora: Ed. da UFJF, 2005. | /*ref*/FRANCISCO, L. Letramento e Direitos Humanos: a Vinheta Narrativa como dispositivo de reflexão na Formação de Professores. Dissertação de Mestrado em Linguística. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2020. | /*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. | /*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 47. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. | /*ref*/FRIDMAN, L.C. Vertigens pós-modernas: configurações institucionais contemporâneas. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000. | /*ref*/GARCEZ, P. [Conversa com] Pedro Moraes Garcez. In: SILVA, K.; ARAGÃO, R. (org.). Conversas com formadores de professores de línguas. Campinas: Pontes, 2013. | /*ref*/GIL, G. Mapeando os estudos de formação de professores de línguas no Brasil. In: FREIRE, M.; ABRAHÃO, M.H.; BARCELOS, A.M.(org.). Linguística Aplicada e Contemporaneidade. São Paulo: Pontes, 2005. | /*ref*/GIMENEZ, T. Desafios contemporâneos na formação de professores de línguas: contribuições da Linguística Aplicada. In: FREIRE, M.; ABRAHÃO, M.H.; BARCELOS, A.M.(org.). Linguística Aplicada e Contemporaneidade. São Paulo: Pontes, 2005. | /*ref*/GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2009. | /*ref*/GROSFOGUEL, R. Para uma visão decolonial da crise civilizatória e dos paradigmas da esquerda ocidentalizada. In: BERNARDINO-COSTA, J. MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, N. (org.) Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. | /*ref*/GUIMARÃES, T.F.; ZOLIN-VESZ, F. Práticas linguísticas e construção de (des)colonialidades na contemporaneidade. Raído, Dourados, v. 13, n. 33, pp. 7-9, dez. 2019. | /*ref*/HOOKS, B. Ensinando a Transgredir: educação como prática de liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2016. | /*ref*/JOHSON, K.; GOLOMBEK, P. The transformative power of Narrative in Second Language Teacher Education. Tesol Quaterly, v. 45, n.3, pp. 486-509, 2011. | /*ref*/KLEIMAN, A. Modelos de Letramentos e as Práticas de Alfabetização na Escola. KLEIMAN, A. (org.). Os Significados do Letramento: uma perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995. | /*ref*/KLEIMAN, A.; VIANNA, C.; GRANDE, P.B. de. A Linguística Aplicada na contemporaneidade: uma narrativa de continuidades na transformação. Revista Calidoscópio, v. 17, n. 4, pp. 724-742, 2019. | /*ref*/KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. | /*ref*/KUMARAVADIVELU, B. Beyond Methods: Macrostrategies for Language Teaching. New Haven: Yale University Press, 2003a. | /*ref*/KUMARAVADIVELU, B. Critical Language Pedagogy: a postmethod perspective on English language teaching. Word Englishes, v. 22, n.4, pp. 539-550, 2003b. | /*ref*/KUMARAVADIVELU, B. Desconstructing Applied Linguistics: a postcolonial perspective. In: FREIRE, M.; ABRAHÃO, M.H.; BARCELOS, A.M. (org.). Linguística Aplicada e Contemporaneidade. São Paulo: Pontes, 2005. | /*ref*/KUMARAVADIVELU, B. The Decolonial Option in English Teaching: Can the Subaltern Act? TESOL QUARTERLY, v. 50, n. 1, pp. 66-85, 2016. | /*ref*/LIBERALI, F. Formação Crítica de Educadores: questões fundamentais. Campinas: Pontes, 2015. | /*ref*/MALDONADO-TORRES, N. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, N.(org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. | /*ref*/MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. ; PESSOA, R. A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil: on being prepared to teach. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 35, v. 2, pp. 1-28, 2019. | /*ref*/McKINNEY, C. Language and Power in Post-Colonial Schooling: ideologies in practice. New York: Routledge, 2017. | /*ref*/MIGNOLO, W. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005. | /*ref*/MIGNOLO, W. Histórias Globais/projetos Locais. Colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. | /*ref*/MILLER, I. Formação de professores de línguas: da eficiência à reflexão crítica e ética. In: MOITA LOPES, L.P. (org.). Linguística Aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola, 2013. | /*ref*/MOITA LOPES, L.P. Linguística Aplicada como lugar de construir verdades contingentes: sexualidades, ética e política. Gragoatá, n. 27, pp. 33-50, 2009. | /*ref*/MOITA LOPES, L.P. Linguística Aplicada e vida contemporânea: problematização dos constructos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo (org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. | /*ref*/MOITA LOPES, L.P.; FABRICIO, B. Por uma ‘proximidade crítica’ nos estudos em Linguística Aplicada. Calidoscópio 17(4), pp. 724-742, dezembro 2019. | /*ref*/NELSON, C. Narratives of Classroom Life: changing conceptions of knowledge. Tesol Quaterly, v. 45, n. 3, pp. 463-495, 2011. | /*ref*/NELSON, C. Narrativas queer da vida em sala de aula: lições intrigantes para os Estudos de Linguagem. In: FERREIRA, A. (org.). Narrativas autobiográficas de identidade sociais de raça, gênero, sexualidade e classe em Estudos de Linguagem. Campinas: Pontes, 2015. | /*ref*/OLIVEIRA, L.F.; CANDAU, V.M. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, v. 26, n. 1, pp. 15-40, 2010. | /*ref*/PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; BORELLI, J. D. V. P.. Challenges of a decolonial undertaking in teacher education. Calidoscópio, v. 17, n. 2, pp. 343-360. 2019. | /*ref*/PESSOA, R. Formação de professores/as em tempos críticos: refl exões sobre colonialidades e busca por um pensar decolonial. In: SILVA, W.; SILVA, V.; CAMPOS, D.(org.). Desafios da formação de professores na Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2019. | /*ref*/QUIJANO, A. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. de S. & MENESES, M.P. (org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. | /*ref*/RODRÍGUEZ, S. Inventamos ou erramos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. | /*ref*/SANTOS, B.S. Na oficina do sociólogo artesão: aulas de 2011-2016. São Paulo: Cortez, 2018. | /*ref*/SANTOS, B.S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. In: SANTOS, B. de S. & MENESES, M.P. (org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. | /*ref*/SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2006. | /*ref*/SIGNORINI, I. Prefácio. In: _____. (org.). Gêneros catalisadores: letramento e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. | /*ref*/SILVA Jr, A.C.; MATOS, D.C. Linguística Aplicada e o SULear: práticas decoloniais na educação linguística em espanhol. Revista Indisciplinar SULear (Uemg), v. 2, n. 2, pp. 101-116, 2019. | /*ref*/SOUZA, A.L. Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança, hip-hop. São Paulo: Parábola, 2011. | /*ref*/STRECK, D. (org.). Fontes da Pedagogia Latino-Americana: uma antologia. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. | /*ref*/STRECK, D. R. Fontes da educação popular na América Latina: contribuições para uma genealogia de um pensar pedagógico decolonial. Educar em Revista, v. 35, pp. 207-223, 2019. | /*ref*/STRECK, D. Descolonizar a participação: pautas para a pedagogia latino-americana. Educar em Revista, Edição especial, n. 2, pp. 198-202, 2017. | /*ref*/STRECK, D.; MORETTI, C. Colonialidade e insurgência: contribuições para uma pedagogia latino-americana. Revista Lusófona de Educação, n. 24, pp. 33.48, 2013. | /*ref*/STREET, B. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014. | /*ref*/TARDIFF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014. | /*ref*/WALSH, C. Introducción: lo pedagógico y lo decolonial: entretejiendo caminhos. In: WALSH, C. (org.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgientes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013. | /*ref*/ZOLIN-VESZ, F.(org.). Linguagens e Decolonialidades – arenas e embates de sentido. Campinas: Pontes, 2016. | /*ref*/ZOLIN-VESZ, F. (org.). Linguagens e Decolonialidades – práticas linguageiras e produção de (des)colonialidades no mundo contemporâneo. Campinas: Pontes, 2017.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Raído | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
Fonte
Raído; v. 14, n. 36 (2020); 56-79 | 1984-4018
Assuntos
Linguística Aplicada, Formação de Professores | Linguística Aplicada. Decolonialidade. Formação de Professores
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion