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Facets of Manly (im)Potence in Careta Magazine: Education and Masculinity in Estado Novo (1937-1945)||Facetas da (im)potência viril na Revista Careta: educação e masculinidades no Estado Novo (1937-1945)
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Metadados
Descrição
This article is the result of a dialogue between two distinct and coextensive fields: the Education and the discussion about gender, especially with regard to masculinities. The objective of this study is to understand how the magazine Careta, printed national circulation, updated the reproduction of gender stereotypes in male education during the 1947-1945 period. It is a qualitative research, supported theoretically in Cultural History, of the documentary type, which uses as a primary source the magazine Careta. The results pointed to 466 issues published between 1937 and 1945 and 4,325 advertisements that can be read within the interpretive key of masculinity. From these, five were selected to be studied due to the fact they were the most repeated and prominent ones in the issues. The analysis found that this magazine - with a wide distribution, popular and playful - reproduced gender stereotypes, encouraging men to manifest masculine behaviorsproperly, as well as expressing the masculine fear of senility and impotence. ||Este artigo é fruto do diálogo entre dois campos distintos e coextensivos: a Educação e a discussão sobre gênero, especialmente, no que concerne às masculinidades. Objetiva-se compreender de que maneira a revista Careta, impresso de circulação nacional, atualizava nos anúncios publicitários a reprodução de estereótipos de gênero presentes na educação masculina no período estadonovista (1937-1945). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, amparada teoricamente na História Cultural, que utiliza como fonte primária a revista Careta. Os resultados apontaram 466 números publicados entre 1937 e 1945, no interior dos quais 4.325 anúncios podem ser lidos dentro da chave interpretativa das masculinidades. Destes, foram selecionados para estudo os cinco que mais se repetiam e galgavam lugar de destaque nas edições. A análise constatou que a referida revista – popular, jocosa e com larga distribuição no país – reproduziu estereótipos de gênero, encorajando os homens a manifestarem comportamentos propriamente viris, bem como expressou o temor masculino da senilidade e da impotência.
ISSN
2178-5198
Periódico
Autor
Vasconcelos, Larissa Meira | Fialho, Lia Machado Fiuza | Machado, Charliton José dos Santos
Data
5 de outubro de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/41145 | 10.4025/actascieduc.v40i4.41145
Idioma
Relação
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/41145/751375138390 | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/41145/751375146731 | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/41145/751375146732 | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/41145/751375146733 | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/41145/751375146734 | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/41145/751375146735 | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/41145/751375146736
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Acta Scientiarum. Education | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Acta Scientiarum. Education; Vol 40 No 4 (2018); e41145 | Acta Scientiarum. Education; v. 40 n. 4 (2018); e41145 | 2178-5201 | 2178-5198
Assuntos
history of education | genre | advertisements | periodic press. | história da educação | gênero | anúncios publicitários | imprensa periódica.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion