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FACTORS THAT LEAD HIGHER EDUCATION TEACHERS TO ADOPT ONLINE TEACHING||OS FATORES QUE LEVAM OS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR A ADOTAR O ENSINO ONLINE
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Metadados
Descrição
Previous studies on technology acceptance models suggest that the success of online learning depends on the teachers’ attitudes towards technologies and online learning. Thus, the identification of an acceptance model is critical for understanding and predicting the teachers’ attitudes and behaviors towards digital technologies and online learning. A survey was designed in order to explore a model of acceptance based on previous research. Data were collected through a sample of 289 teachers of 11 private Higher Education Institutions (herein designated by HEIs).
The results show that the factors most valued by teachers to adopt online teaching related to the concerns of reaching new audiences, of diversifying their HEI offer and of developing; five key factors were identified as critical for the teachers’ adoptance of online teaching. A larger sample is needed to allow for generalization of the results, in order to provide data for Portuguese private HEIs to design an adequate strategy for enlarging their offer.||Estudos anteriores sobre modelos de aceitação das tecnologias sugerem que o sucesso da aprendizagem online depende de atitudes dos professores em relação às tecnologias e aprendizagem online. Assim, a identificação de um modelo de aceitação é fundamental para compreender e prever as atitudes e comportamentos dos professores em relação às tecnologias digitais e aprendizagem online.
Nesta investigação, desenvolvida através da técnica de inquérito por questionário, participaram 289 professores de 11 instituições de ensino superior (IES) privadas portuguesas. Os resultados obtidos revelam que os fatores mais valorizados pelos professores para adotar o ensino online estão relacionados com a preocupação em atingir novos públicos, diversificar a oferta formativa da escola e a possibilidade de desenvolver novas estratégias pedagógicas. A análise fatorial exploratória levou a agrupar em cinco os aspetos considerados pelos professores para a adoção do ensino online.
O aprofundamento do estudo passa pela utilização de uma amostra mais representativa que possibilite a generalização das conclusões ao universo de todas as instituições de ensino superior portuguesas.
ISSN
1982-6109
Periódico
Autor
Martinho, Domingos | Jorge, Idalina
Data
30 de junho de 2015
Formato
Idioma
Fonte
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 7, n. 12 (2015) | 19826109
Assuntos
Educação a Distância | ensino online; ensino superior; professores
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | "Avaliado por Pares"