-
Famílias de estudantes de escola pública: um estudo sobre relações entre representações sociais e práticas de professoras
- Voltar
Metadados
Descrição
No Brasil, nas últimas décadas, a universalização do acesso à escola pública insere estudantes de famílias pobres na educação formal. Neste artigo, recorte de uma pesquisa mais ampla, analisamos as relações entre as representações sociais das famílias de estudantes de escola pública construídas por professoras e suas práticas. A Teoria das Representações Sociais, originada por Serge Moscovici, foi o referencial teórico de base para o estudo. Participaram 15 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino do Recife-PE. Na pesquisa, de natureza qualitativa, utilizamos a entrevista semiestruturada como procedimento de coleta. Para análise dos dados, usamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. As professoras reconhecem a importância da parceria família-escola. Entretanto, ao evidenciarem experiências práticas, algumas docentes indicaram que evitam um relacionamento mais estreito com as famílias. Os resultados mostraram que as representações sociais das professoras abrigam possibilidades que levam até às práticas de exclusão das famílias dos estudantes. As análises evidenciaram que é impossível compreender as relações entre as representações sociais e as práticas das professoras sem discutir as relações entre as culturas de “quem representa” (as professoras) e “o que é representado” (as famílias dos estudantes). Ressaltamos a contribuição da pesquisa para as práticas pedagógicas, as políticas educacionais e as práticas formadoras, pois reconhecemos que toda intervenção social deve considerar as representações sociais dos sujeitos.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
CAPES
Autor
Andreza Maria de Lima; UFPE/IFPE | Laêda Bezerra Machado; UFPE
Data
26 de abril de 2018
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 15, No 38 (2018); 388-415