-
Fanzine e oficina: articulações para uma prática molecular em educação
- Voltar
Metadados
Descrição
Em uma sociedade onde a informação pulula a cada segundo e as determinações se multiplicam por todos os lados; em uma sociedade onde as modulações são cada vez mais extensivas e intensivas – controle contínuo, nada está acabado, tudo precisa manter-se em um fluxo que modela, que in/enforma constantemente –, enfim, em uma Sociedade de controle, como resistir? É movido por essa pergunta que o texto busca articular as potencialidades do Fanzine, enquanto vacúolo de não comunicação, e da Oficina, como prática de liberdade, para uma prática molecular de Educação. Esse escrito busca a potência criativa – linhas de fuga, possiblidades de existência etc. – através da produção artesanal de revista, enquanto material de expressão composto por uma espécie de patchwork (Fazine), e na metodologia experimental de Oficina, enquanto prática educacional desescolarizante (molecular). Todavia, se, por um lado, há tanto no Fanzine quanto na Oficina, especialmente com essa articulação, a potência de lançar ao indeterminado e, com isto, possibilitar a reinvenção, o devir, enfim resistir ativamente aos aparelhos de Estado e seus controles; por outro, ambos, Fanzine e Oficina, em sua própria natureza, podem ser utilizados de modo que redundem em uma prática molar, de maneira que reiterem a escolarização; a captura é sempre uma iminência, não havendo garantias ou seguranças – apenas experimentações, cuidado e potência.
ISSN
1676-2592
Periódico
Autor
Augsburger, Luiz Guilherme | Cervi, Gicele Maria
Data
17 de novembro de 2016
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646446 | 10.20396/etd.v18i4.8646446
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 875-888 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 875-888 | ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 875-888 | 1676-2592
Assuntos
Fanzine. Oficina. Educação. Molecular. | Questão Educacional
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares | Microanálise