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Features of the fantastic in “A noite” and “Horla”||O fantástico em “A noite” e “Horla”
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Metadados
Descrição
This study analyzes the tales “A noite” and “Horla” written by Guy de Maupassant. The aim is to highlight outstanding features that may be established in the comparison of both tales, such as the role of the narrator – both autodiegetic and seized with a great fear at the end –, the function of each narrator over his narrative, and the remarkable differences between the two tales. Besides, despite of all pointed differences and without intending to diminish the contrasts, the singular similarities deserve attention. Thus, Genette’s study about the narrative and Ceserani and Todorov's theories about the Fantastic was used on this work as a basis for the discussion on focus that considers for both tales the dimension of the Fantastic belonging to the subjectivity, aspect aided by the presence of autodiegetic narrators.||Os contos “A noite” e “Horla”, de Guy de Maupassant, são analisados nesse estudo que visa destacar os aspectos salientes que podem ser estabelecidos na comparação dos dois, como, por exemplo, o papel do narrador, ambos autodiegéticos e ambos tomados no fim por grande pavor, a função que cada narrador exerce em sua narrativa, as diferenças bastante significativas entre os dois contos, e, além disso, a despeito dessas diferenças e sem querer reduzi-las, as semelhanças notáveis que mereceram ser destacadas. Para isso, utilizamos as teorias de Ceserani e Todorov sobre o fantástico e os estudos Genette sobre a narrativa como base à nossa argumentação que considera que em ambos os contos a dimensão do fantástico pertence à subjetividade, aspecto facilitado pela presença de narradores autodiegéticos.
ISSN
2316-6169
Autor
Drummond, Ana Luíza Duarte de Brito
Data
3 de julho de 2015
Formato
Idioma
Relação
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/3342/2191 | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/downloadSuppFile/3342/368 | /*ref*/CALVINO, Ítalo. Introdução. In: CALVINO, Ítalo (Org.). Contos fantásticos do século XIX: o fantástico visionário e o fantástico cotidiano. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 9-18. | /*ref*/______. (Org.). Contos fantásticos do século XIX: o fantástico visionário e o fantástico cotidiano. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. | /*ref*/CARPEAUX, Otto Maria. História da literatura ocidental, volume I, II, III e IV. São Paulo: Leya, 2011. | /*ref*/CESERANI, Remo. O fantástico. Trad. Nilton Cezar Tridapalli. Curitiba: Ed. UFPR, 2006. | /*ref*/FREUD, Sigmund. O inquietante. In: História de uma neurose infantil: (“O homem dos lobos”): além do princípio do prazer e outros textos (1917- 1920). Trad. e notas Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. | /*ref*/GENETTE, Gérard. Discurso da narrativa. Ensaio de método. Trad. Fernando Cabral Martins. Lisboa: Arcádia, 1979. | /*ref*/MAUPASSANT, Guy. A noite. In: CALVINO, Ítalo (Org.). Contos fantásticos do século XIX:o fantástico visionário e o fantástico cotidiano. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 351-355. | /*ref*/______. Horla (versão de 1887, definitiva). In: As grandes paixões – contos de Guy de Maupassant. Sel. e trad. de Léo Schlafman. Rio de Janeiro: Record, 2005. p. 247-277. | /*ref*/SEIXAS, Maria Alzira. A narrativa e o seu discurso. In: GENETTE, Gerard. Discurso da narrativa. Ensaio de método. Trad. Fernando Cabral Martins. Lisboa: Arcádia, 1979. p. 8-16. | /*ref*/TODOROV, Tzvetan. Introdução à Literatura Fantástica. Trad. Maria Clara Correa Castello. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. | /*ref*/WEINRICH, Harald. Lete: arte e crítica do esquecimento. Trad. Lya Luft. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
Fonte
ArReDia; v. 4, n. 6 (2015); 25-41 | 2316-6169
Assuntos
Fantastic. Autodiegetic Narrator. Maupassant. Narrative. | Fantástico. Narrador autodiegético. Maupassant. Narrativa.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion