Descrição
O presente artigo discute as relações entre ficção e realidade num programa
de TV e suas implicações para a educação. Expõe resultados de uma
investigação em que, entre outros objetivos, procurou-se investigar acerca
da autenticidade das imagens na sociedade do espetáculo, destacando
a profusão de imagens caseiras em produtos televisivos contemporâneos.
Para tanto, estuda algumas cenas da microssérie Cidade dos Homens, veiculada
pela Rede Globo entre 2002 e 2004. A análise da estrutura do
programa, sua sintaxe e formas de narrar permitiram expor formas de visibilidade
dos efeitos de realidade no seriado. As conclusões apontam
para a utilização de recursos próprios dos programas de caráter documental,
como a utilização de cenas caseiras e de depoimentos em tempo
real, na busca por uma autenticidade das imagens. Enfatiza-se, ao final,
que estudos sobre a mídia televisiva implicam sempre uma posição ética e
política e, assim, tornam-se tarefa fundamental na educação ética e estética
dos sujeitos.||This article discusses the relations between fiction and reality on a TV
program and its implications to education. It shows the results of an
investigation in which, among other goals, it was aimed to investigate the
authenticity of the images in the society of the spectacle, emphasizing
the profusion of home-produced images in contemporary television
series. It studies some scenes of Cidade dos Homens, presented by Rede
Globo from 2002 until 2004. The analysis of the program structure, syntax
and narrative forms allowed exposing the visibility ways of the reality
effects in the series. The conclusions point to the utilization of the very
resources of programs with documentary characteristics, like homeproduced
scenes and real time testimonies, searching for images
authenticity. By the end it emphasizes that studies about TV media always
imply an ethical and political position, therefore becoming a fundamental
task on subjects ethical and aesthetic education.