Descrição
This paper discusses the issues of film adaptation, looking for relationships between cinema and literature beyond mere comparativism, which aims to establish “loyalty” as the centerpiece of a theory of adaptation. The paper points out that when transforming a book into film, the issues of adaptation are not just about a esthetic issues, but can also be influenced by its mode of production as an economic process, according to the marketplace on which this film is distributed, funding sources and its audiences. To this end this paper compares three different film adaptations of the book Alice in Wonderland, by Lewis Carroll.Key words: film and literature, theory of adaptation, Alice in Wonderland.||Este trabalho procura discutir as questões da adaptação fílmica, tensionando as relações entre cinema e literatura para além do mero comparativismo, que busca uma “fidelidade” como ponto central de uma teoria de adaptação. Procura-se apontar que, quando se transpõe um livro para o cinema, as questões da adaptação não se resumem somente às questões estéticas, ou próprias da transposição da linguagem literária para a cinematográfica, mas podem também sofrer a influência de seu modelo de produção enquanto processo econômico, através do circuito mercadológico em que essa obra cinematográfica circula, seus modos de produção, suas fontes de financiamento e seus públicos-alvo. Para tanto, comparamos três distintas adaptações fílmicas do livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.Palavras-chave: cinema e literatura, teoria da adaptação, Alice no País das Maravilhas.