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filosofia para crianças, comunidade de investigação, e direitos humanos||filosofía para niños, comunidad de investigación y educación de los derechos humanos||philosophy for children, community of inquiry, and human rights education
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Metadados
Descrição
A Comunidade de Investigação (CoI) é um singular modelo de discurso que reúne adultos e crianças em torno de discussões colaborativas a respeito de temas filosóficos e éticos. Este artigo examina o potencial para CoI para aprofundar o entendimento moral e intelectual por meio do discurso recorrente que encoraja as crianças a transcenderem suas limitações culturais, confrontar suas próprias predisposições morais, e aumentar a compreensão intercultural. Na medida em que as crianças se familiarizam com valores normativos formulados no diálogo ético, elas são imersas em ideais de reciprocidade e empatia em forma que transcendem um estreito auto-interesse. A técnica sustenta a liberdade de pensamento e de consciência das crianças em tanto elas aprendem a expressar suas visões e a escutar as perspectivas dos outros. A comunidade de investigação é uma prática funcional que expande uma profunda e prática educação da personalidade. Tais diálogos podem tornar-se efetivos veículos para introduzir crianças nas discussões de dignidade humana e direitos, e também desafiam as tradicionais relações de poder entre adultos e crianças. O pressuposto acrítico subjacente a tais disparidades de poder frequentemente contesta com os direitos e a dignidade das crianças. A CoI é uma ferramenta valiosa para educação em direitos humanos, já que incentiva a sensibilidade das crianças para os direitos e dignidade de outros e, simultaneamente, honra os direitos e a dignidade das próprias crianças como cidadãs participantes da comunidade global.||La Comunidad de Indagación es un modelo de discurso único que ofrece conjuntamente a los adultos y a los niños de forma colaborativa discusiones sobre temas filosóficos y éticos. El modelo profundiza habilidades cognitivas de orden superior en los niños frente a dilemas complejos. Este trabajo examina el potencial de la Comunidad de Indagación para profundizar en la moral de los niños y en su entendimiento intelectual a través del discurso recursivo que los anima a superar limitaciones culturales, enfrentarse a sus propias predisposiciones morales y aumentar la comprensión inter-cultural. En cuanto los niños llegan a familiarizarse con valores normativos expresados en el diálogo ético, están inmersos en ideales de reciprocidad y empatía en formas que trasciendan la estrechez del interés individual. La técnica apunta a la libertad de pensamiento y conciencia de los niños a medida que aprenden a expresar sus puntos de vista y a escuchar otras perspectivas. La Comunidad de Indagación es una práctica funcional que mejora y profundiza la educación de la personalidad. Tales diálogos pueden ser un medio efectivo para introducir a los niños en discusiones sobre la dignidad humana y los derechos que también pueden desafiar formas tradicionales de poder y relacionamiento entre los adultos y los niños. La aceptación acrítica subyacente de estas diferencias de poder a menudo se opone a los derechos de facto y la dignidad de los niños. La Comunidad de Indagación es una herramienta valiosa para la educación en los derechos humanos, como también estimula la sensibilidad de los niños respecto de los derechos y dignidad de los otros y, simultáneamente, honra sus propios derechos y dignidades como ciudadanos integrantes de una comunidad global.||The Community of Inquiry (COI) is a unique discourse model that brings adults and children together in collaborative discussions of philosophical and ethical topics. This paper examines the potential for COI to deepen children’s moral and intellectual understanding through recursive discourse that encourages them to transcend cultural limitations, confront their own moral predispositions, and increase inter-cultural understanding. As children become familiar with normative values couched in ethical dialogue, they are immersed in ideals of reciprocity and empathy. Such dialogues can become effective vehicles for introducing children to discussions of human dignity and rights that also challenge traditional power relationships between adults and children. The uncritical assumption underlying such power differentials often contests the de facto rights and dignity of children. COI is a valuable tool for human rights education as it encourages children’s sensitivity to the rights and dignities of others and, simultaneously, honors children’s own rights and dignities as participating citizens in the global community.
ISSN
1984-5987
Periódico
Autor
mizell, karen
Data
30 de novembro de 2015
Formato
Idioma
Fonte
childhood & philosophy; Vol 11, No 22 (2015): july/dec.; 319-328 | childhood & philosophy; Vol 11, No 22 (2015): july/dec.; 319-328 | childhood & philosophy; Vol 11, No 22 (2015): july/dec.; 319-328 | 1984-5987
Assuntos
Philosophy; Ethics; Philosophy for Children | Human Rights Education; Community of Inquiry; Inter-cultural Education; Human Dignity; Philosophy for Children; Ethnocentrism; Character Education
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion