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Finding my way to a/r/tography||Encontrando o meu caminho para a a/r/tografia
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Metadados
Descrição
The purpose of this article is to better understand the philosophy, theory and principles of a/r/tography and how they can be applied to individual or a community of art-based researchers working in the social sciences and humanities. In 2004, Dr. Rita Irwin coined the term a/r/tography and developed an arts-based research practice based on the philosophical underpinnings of Aristotle’s “three kinds of thought: knowing (theoria), doing (praxis), and making (poesis)” (Irwin, 2004, p. 27). She extends these understandings to educational research (see Dewey, 1934) and expands upon arts-based research (see Eisner, 1979, 1991; Baron & Eisner, 1997) to consider the methodology of a/r/tography for artists, researchers and teachers to enact as a living inquiry. Irwin suggests a/r/tographers’ working in a collective create the opportunity to reexamine, reconfigure and rewrite histories, which were previously misunderstood or invisible. The insights gathered provide multi-faceted perspectives, offering a rich understanding of aesthetic experiences, performativity and poetic expressions linked to intellectual scholarship. The implications of this scholarly work is that art-based researchers will gain a deeper understanding of a/r/tography’s historical development and its potential to broaden social sciences and humanities research through interdisciplinary practices by bringing together communities of researchers from diverse disciplines. ||O objetivo deste artigo é compreender melhor a filosofia, a teoria e os princípios da a/r/tografia e como eles podem ser aplicados a indivíduos u a uma comunidade de pesquisadoresde arte trabalhando nas ciências sociais e humanidades. Em 2004, Rita Irwin cunhou o termo a/r/tografia e desenvolveu uma prática de pesquisa baseada nas artes baseada nos fundamentos filosóficos dos três tipos de pensamento de Aristóteles: saber (teoria), fazer (práxis) e poética (poesis) “(Irwin, 2004: 27). Ela amplia esses entendimentos para a pesquisa educacional (ver Dewey, 1934) e expande a pesquisa baseada em artes (ver Eisner, 1979, 1991, Barone & Eisner, 1997) para considerar a metodologia da a/r/tografia para artistas, pesquisadores e professores como uma pesquisa viva. Irwin sugere que os a/r/tógrafos trabalhando em um coletivo cria a oportunidade de reexaminar, reconfigurar e reescrever histórias, que antes eram incompreendidas ou invisíveis. As ideias resultantes proporcionam perspectivas multifacetadas, oferecendo uma rica compreensão de experiências estéticas, performatividade e expressões poéticas ligadas à erudição intelectual. As implicações deste trabalho acadêmico é que os pesquisadores baseados em arte irão adquirir uma compreensão mais profunda do desenvolvimento histórico da biografia e seu potencial para ampliar a pesquisa em ciências sociais e humanidades através de práticas interdisciplinares, reunindo comunidades de pesquisadores de diversas disciplinas.
ISSN
1518-5494
Periódico
Autor
Baker, Kimberly Ann
Data
2 de dezembro de 2017
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/20649 | 10.26512/vis.v16i2.20649
Idioma
Fonte
Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte; v. 16 n. 2 (2017); 8-26 | 2447-2484 | 1518-5494
Assuntos
A/r/tografia. Investigação baseada em artes. Pesquisa interdisciplinar. | A/r/tography. Arts-based research. Interdisciplinary research.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion