-
FolcloLibras: cantigas de roda acessíveis para surdos
- Voltar
Metadados
Descrição
As vivências junto aos alunos no setor de Educação Infantil no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), com crianças de 2 a 5 anos, tornaram perceptíveis o quanto a música, embora não ouvida, estava presente nos alunos como em qualquer pessoa ouvinte. Surgiu assim o interesse de trabalhar a dança e a música, em especial, as cantigas de roda com os alunos surdos. O objetivo desta pesquisa foi o de produzir material didático audiovisual que auxilie o professor no processo de ensino das cantigas de roda para alunos surdos. Para isso, foram produzidos 5 vídeos de 5 cantigas de roda, todas foram traduzidas para Libras e, foram adaptadas histórias ilustradas para explicar, dentro de um contexto, o significado das músicas, ensinando novos sinais. Os vídeos foram aplicados nas crianças de 4 a 5 anos do INES. Como resultado, observou-se que os alunos conseguiram expressar o conteúdo apresentado através da teatralização e do uso de sinais, bem como conseguiram transformar as brincadeiras, criando novas regras e demonstrando criatividade e imaginação. Os vídeos foram disponibilizados, de forma gratuita e de livre acesso, em um canal do Youtube intitulado FolcloLibras.
ISSN
1983-3695
Periódico
Colaboradores
Núcleo de Inclusão Projeto Galileu Galilei
Autor
Ferreira, Alessandra Teles Sirvinskas | Braz, Ruth Maria Mariani | Melo, Isabel Cristina Nonato de Farias
Data
27 de setembro de 2020
Formato
Identificador
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/6780 | 10.18316/rcd.v12i26.6780
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Conhecimento & Diversidade
Fonte
Conhecimento & Diversidade; v. 12, n. 26 (2020); 116-136 | 2237-8049
Assuntos
Ensino; Educação Inclusiva; Educação Física | Língua de sinais. Cultura. Surdez. Acessibilidade. Educação.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion