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Foreign language, linguistic rights and social inclusion||Língua estrangeira, direitos linguísticos e inclusão social
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Metadados
Descrição
The purpose of this article is to present the partial results of our extension project entitled “Linguistic rights and social inclusion: foreign language workshops at the Maria de Nazaré community”. This project deals with students of the undergratuation level preparting to be French teachers as well as with children and teenagers from the peripheric neighborhood of Maria de Nazaré, Joao Pessoa, in a perspective of social inclusion. The theoretical foundations come from two Brazilian scholars: the educator Paulo Freire and the linguist Francisco Gomes de Matos. The project also focus the importance of reflective teaching developed by undergraduation students while they are studying to become teachers. Our partial results already indicate the importance of the project to provoke the social inclusion of previously excluded subjects.||Apresenta-se, por meio deste artigo, o projeto de extensão (PROBEX∕UFPB) “Direitos Linguísticos e Inclusão Social: oficinas de língua estrangeira para a Comunidade Maria de Nazaré”. Busca-se, por intermédio dessa ação, contribuir para uma formação cultural e cidadã das crianças e adolescentes do PETI da Comunidade Maria de Nazaré, por meio de ateliês de língua francesa e, ao mesmo tempo, engajar o aluno de Letras (habilitação em francês) numa reflexão sobre a prática pedagógica voltada para a problemática da inclusão social. A aquisição de uma língua estrangeira constitui-se num importante canal de acesso à informação e à cultura do Outro, principalmente num mundo onde a informação se processa em várias línguas. A opção pela pedagogiafraseologia da positividade (Paulo Freire e Francisco Gomes de Matos) tem-se revelado um importante suporte para lidar com situações presentes nas oficinas. Por outro lado, entre os alunos de Letras que fazem parte do projeto, a utilização de diários reflexivos tem sido um importante instrumento para fomentar uma prática pedagógica reflexiva, contribuindo para o amadurecimento dos professores em formação. O resultado, ainda provisório, evidencia a importância de projetos que, como este, trabalhem a formação do professor de língua estrangeira numa perspectiva que favoreça a inclusão social.
ISSN
1677-1303
Periódico
Autor
Barqueta, Clélia | Pragana Dantas, Marta
Data
5 de abril de 2010
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1623 | 10.5585/dialogia.v8i2.1623
Idioma
Fonte
Dialogia; Dialogia vol. 8, n. 2; 205-216 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
Direitos linguísticos. Formação de professor. Língua estrangeira. Pedagogia da positividade
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion