-
Formação de pesquisadores em educação no Brasil, o papel das agencias e a educação basica||Researchers’ formation in education in Brazil, the role of agencies and basic education||Formacion de investigadores en educacion en Brasil, el papel de las agencias y la educacion basica
- Voltar
Metadados
Descrição
Este texto contempla uma discussao sobre o processo de distribuicao das Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq e se sustenta em uma descricao sobre a evolução dos programas de pos-graduação no pais, em particular, na area de educação. Com isso, problematiza a contribuicao desses programas para a educação basica e identifica que uma das formas de estimular essa relação e o sistema de Bolsas de Produtividade. No entanto, a escassa transparencia sobre o processo de distribuicao dessas bolsas e sua excessiva concentração em determinadas regioes do pais corroboram para a defesa de reforcar o papel dos grupos de pesquisa e a redefinicao de novos criterios de selecao dessas bolsas, considerando as demandas do novo Plano Nacional de Educação.||This paper includes a discussion about the distribution process of the Research Productivity Scholarships from CNPq. This work is based on a description of the evolution of graduate programs in Brazil, in particular, those related to the education area. The contribution of these programs to basic education is discussed and the scholarship system productivity is identified as a way to stimulate this relationship. Lack of transparency in the distribution process and excessive concentration in certain regions of the country validate the importance of strengthening the role of research groups and of redefining new selection criteria to distribute, considering the demands of the new National Education Plan.||Este texto contiene una reflexion sobre el proceso de distribucion de las Becas de Productividad en Investigacion del CNPq y se apoya en una descripcion sobre la evolucion de los programas de posgrado en el pais, en particular, del area de educacion. Con eso, problematiza la contribucion de estos programas a la educacion basica, e identifica que una de las maneras de motivar dicha relacion es el sistema de Becas de Productividad. Sin embargo, argumenta que la escasa nitidez sobre el proceso de distribucion de estas becas y su excesiva concentracion en ciertas regiones del pais, hacen necesario un mayor papel de los grupos de investigación y una redefinicion de nuevos criterios de distribucion de estas becas, considerando las demandas del nuevo Plan Nacional de Educacion.
ISSN
1809-4465
Autor
Castioni, Remi
Data
23 de fevereiro de 2016
Identificador
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/919 | 10.1590/S0104-40362016000100009
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 90 (2016): Revista Ensaio Jan./Mar.; 199-224 | 1809-4465 | 0104-4036
Assuntos
Investigacion educativa; Becas de productividad; Enseñanza Basica; Postgrado | Pesquisa em educação; Bolsa de produtividade; Educação Basica; Pos-graduação | Research in education; Productivity scholarship; Basic education; Graduate
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion