-
Formação docente na contemporaneidade: uma experiência de trabalho em redes de ensino
- Voltar
Metadados
Descrição
O estudo refere-se à análise de uma experiência de formação docente em uma rede de ensino pública do estado de Santa Catarina/ BR em conjunto com a Universidade Regional de Blumenau – FURB. A organização desta formação foi direcionada com a intenção de ressignificar a proposta curricular da rede, permeando conceitos, preconceitos, conquistas, angústias e conflitos. Buscou-se na formação criar tempos e espaços para os sujeitos pensarem suas práticas, situarem-se nos contextos mais amplos e a partir de diálogos com os outros oportunizar condições de possibilidade de práticas diferenciadas das já existentes. O trabalho teve como sustentação as mudanças desse tempo e em especial a legislação da Educação Brasileira, materializada nas Diretrizes da Educação Básica, bem como, autores como Gatti, Zabala, Moreira, Canário, Alves dentre outros que contribuíram para organização do aporte teórico orientador da proposta. Focalizou-se a profissão docente pensando a formação com o entendimento que é um campo de possibilidades, propício a formação de coletivos e de construção de outra estética que compreende as pessoas como “aprendentes” e os professores como sujeitos autônomos. A socialização das reflexões construídas nos momentos da formação é apresentada em duas seções complementares: enunciam-se as compreensões epistemológicas que orientam a formação e discuti-se a experiência, seus desafios, possibilidades e limites a partir de algumas narrativas. A construção de redes de conhecimento expressa outra cultura sobre ser professor. Espera-se com essa organização que se produzam conhecimentos sobre a formação para outro tempo, um tempo que requer a construção de outra estética e a possibilidade de manter as singularidades.
ISSN
2238-1279
Autor
Juliana de Favere; FURB- Universidade Regional de Blumenau | Gicele Maria Cervi; FURB- Universidade Regional de Blumenau
Data
18 de abril de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 13, No 30 (2016); 109-129
Tipo
Avaliado por Pares