Descrição
Este artigo propõe uma reflexão sobre as relações entre educação e cinema no Brasil, enfocando a inserção de filmes em projetos educativos formais e não-formais. Nossos argumentos são desenvolvidos a partir de duas abordagens do problema: em uma delas, de caráter histórico, tecemos considerações sobre a gênese das relações entre essas duas áreas no Brasil; na outra, de caráter prospectivo, tomamos como referência um estudo exploratório, de base qualitativa, realizado com crianças de classes populares da cidade do Rio de Janeiro, sobre a relação que elas têm com o cinema, e um projeto de difusão do cinema na escola, do Ministério da Cultura da França, procurando pensar a formação estética audiovisual como uma possibilidade de olhar o cinema a partir da educação.||This essay intends to discuss the relationships between education and cinema by focusing the presence of the films in formal and non-formal educative projects. We develop our arguments in two approaches: in one of them, we analyze the
early relations between this two areas in Brazil; in the other one, we take as starting point an exploration research with children, at Rio de Janeiro, and a Frenchman Culture Ministry’s project for the diffusion of the cinema in the school to consider the aesthetic formation as another possibility of looking at the cinema from the education.