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Formação para pesquisa nos cursos de licenciatura em Letras: pela transformação do ensino básico
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Metadados
Descrição
Neste artigo, apresentamos um estudo teórico acerca da importância da formação científica voltada à pesquisa nos cursos de licenciatura, para que, na educação básica, professores e alunos assumam autoria no processo de ensino e aprendizagem. Partimos do pressuposto de que o letramento científico do professor é fator preponderante para o desenvolvimento de um ensino voltado à observação, ao questionamento e à investigação, de modo a promover formação crítica e transformações sociais. Por isso a relevância da alfabetização e do letramento científico nas licenciaturas. A abordagem tomou como recorte os cursos de Letras com habilitação para o ensino de língua materna. Para as discussões, desenvolvidas a partir do campo indisciplinar de estudos da Linguística Aplicada, foram relevantes os trabalhos de Chassot (2016) e Demo (2006, 2015). Também, os estudos sobre letramento e alfabetização desenvolvidos por Kleiman (2005, 2006, 2008), na Linguística Aplicada, e Magda Soares (2009), na área da educação.
ISSN
1984-4018
Periódico
Autor
Freitas, Mirelle de Oliveira
Data
14 de dezembro de 2018
Formato
Identificador
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9380 | 10.30612/raido.v12i30.9380
Idioma
Relação
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Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Raído
Fonte
Raído; v. 12, n. 30 (2018); 21-32 | 1984-4018
Assuntos
Linguística Aplicada | Educação básica. Ensino de língua. Formação científica. Licenciaturas. Linguística Aplicada.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion