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Formação Pedagógica: o que revelam os cursos de Letras
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Metadados
Descrição
Resumo
Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar a forma como vem sendo desenvolvida a formação pedagógica no curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como lócus de investigação quatro universidades do Rio de Janeiro, tendo sido definidos como sujeitos 30 professores que atuam no referido curso. Foram utilizadas como técnicas de investigação análise documental e entrevistas conversacionais. O material coletado foi tratado com base na Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin. Desta análise foi possível identificar que, embora os professores reconheçam a necessidade de oferecer uma formação inicial que articule conteúdos específicos e conteúdos relativos à formação pedagógica, ainda há diversos fatores que dificultam sua efetivação. Foi apontada pelos professores participantes como um elemento dificultador para a efetivação desta articulação a indisponibilidade dos alunos para a apropriação de conhecimentos didático-pedagógicos que não estão de acordo com seus interesses ou que não consideram muito necessários para seu exercício profissional futuro, o que não deixa de ser preocupante, uma vez que se preparam para o exercício da docência. Observou-se que a experiência profissional dos professores do curso contribui para a promoção dessa articulação, mesmo que esta ainda não esteja formalizada nos currículos dos cursos, mas está expressa na prática docente. Foi identificada a simultaneidade de dois modelos de formação: o dos conteúdos culturais-cognitivos e do pedagógico-didático, com mais peso para o primeiro, o que ratifica a persistência do modelo “3+1” registrada na fala dos professores.
Palavras-chave: Formação pedagógica. Curso de Letras. Língua Inglesa.
Abstract
This work aimed to identify and analyze the way in which the pedagogical training has been developed in foreign language graduation with qualification in English Language. The research, with a qualitative approach, had as the locus of investigation four universities in Rio de Janeiro, with 30 teachers who work in this course defined as subjects. Documentary analysis and conversational interviews were used as investigative techniques. The collected material was treated based on the Content Analysis proposed by Laurence Bardin. From this analysis it was possible to identify that, although teachers recognize the need to offer initial training that articulates specific contents and contents related to pedagogical training, there are still several factors that make it difficult to become effective. It was pointed out by the participating teachers as a difficult element for the effectiveness of this articulation the unavailability of the students for the appropriation of didactic-pedagogical knowledge that are not according to their interests or which they do not consider much necessary for their future professional practice, what is worrisome, as they are being prepared for the exercise of teaching. It was observed that the professional experience of the teachers of the course contributes to the promotion of this articulation, even though it is not yet formalized in the curricula of the courses, but it is expressed in the teaching practice. It was identified the simultaneity of two training models: the cultural-cognitive and the pedagogical-didactic content, with more emphasis on the first one, which confirms the persistence of the "3 + 1" model registered in the teachers' speech.
Keywords: Pedagogical training. Foreign Language Graduation. English language.
ISSN
2238-1279
Autor
Clara Corrêa; Universidade Estácio de Sá | Helenice Maia; Universidade Estácio de Sá
Data
20 de dezembro de 2018
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 15, No 41 (2018); 84-102
Tipo
Avaliado por Pares