Descrição
Trata-se de um estudo descritivo e analítico com abordagem quantitativa cujo objetivo foi investigar a formação profissional dos cuidadores atuantes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em Natal/RN no ano de 2014. Para tanto, aplicou-se um questionário semiestruturado a 63 cuidadores de nove ILPIs, representando 75% do total de profissionais exercendo atividades nessas instituições. O questionário viabilizou a captação de dados relativos ao perfil socioeconômico e à formação profissional do cuidador. Os dados foram analisados mediante observação das frequências absolutas e relativas e medidas de tendência central das variáveis numéricas. Assim, identificou-se que a maioria dos cuidadores possuía condição socioeconômica desfavorável e não apresentava curso específico para exercer a função de cuidador. Contudo, entre aqueles que realizaram cursos, grande parte relata que os conteúdos abordados durante a formação deram segurança para a práxis do cuidado, embora refiram à necessidade de se capacitar. Os resultados apontam a presença de um baixo nível de capacitação formal para o exercício da ocupação, revelando fragilidades como a ausência de um currículo básico que norteei a formação e a baixa escolaridade requisitada ao exercício dos profissionais.