-
Fotografia e Império: paisagens para um Brasil Moderno||Review of the book “Fotografia e Império: Paisagens para um Brasil moderno”
- Voltar
Metadados
Descrição
Em “Fotografia e Império: Paisagens para um Brasil Moderno”, Natalia Brizuela (2012) apresenta ao leitor um panorama do Brasil oitocentista a partir de fotografias, explicitando que estas imagens se fizeram intensamente presentes na construção do imaginário nacional. Assim, a autora ressalta a importante relação entre as fotografias desse período com a configuração do espaço e do território brasileiro. Seja com as paisagens (vistas) produzidas na corte imperial de D. Pedro II; as photographies ao mesmo tempo técnicas e mágicas de Hercule Florence, que narram uma história às margens do Império; os retratos (denominados cartes de visite) que estabeleceram o simbolismo da escravidão e da superioridade do branco; ou nas imagens de Flávio de Barros sobre a Guerra de Canudos, indício da formação da Nova República, o livro de Brizuela mostra a capacidade que a fotografia possui de, ao mesmo tempo, desencantar e reencantar a natureza e o mundo.||In “Photography and Empire: Landscapes for a Modern Brazil,” Natalia Brizuela (2012) presents the reader with an overview of nineteenth-century Brazil from photographs, stating that these images were intensely present in the construction of the national imaginary. Thus, the author emphasizes the important relationship between the photographs of this period with the configuration of space and the Brazilian territory. Whether with the landscapes (sights) produced at the imperial court of Dom Pedro II; the simultaneously technical and magical photography of Hercule Florence, which tell a story on the banks of the Empire; the portraits (called cartes de visite) that established the symbolism of slavery and white superiority; or in the images of Flávio de Barros on the War of Canudos, a sign of the formation of the New Republic, Brizuela’s book shows the capacity of photography to both disenchant and re-enact nature and the world.
ISSN
2525-3123
Autor
Elias, Alexsânder Nakaóka
Data
23 de julho de 2018
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/142622 | 10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.142622
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Alexsânder Nakaóka Elias
Fonte
GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 3 No. 1 (2018) | GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 3 n. 1 (2018) | 2525-3123
Assuntos
Photography | History | Empire | Landscapes | Imaginary. | Fotografia | História | Império | Paisagens | Imaginário
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion