-
Fotojornalismo e representações da educação: as narrativas sobre o contexto de precariedade no ensino remoto brasileiro
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper intends to analyse the photographs that circulated in digital environments by O Globo and Folha de S.Paulo newspapers during the year 2020 addressed to the theme of education. We seek to understand how those vehicles aproached the precarius conditions from which the students built visual narratives about the lack of access to education in the pandemic context. It is a study focused on the compositional aspects engaged in news photography about the remote education in Brazil, it is also focused in the identity and difference meanings. For this purpose, the content analysis has been used. Therefore, we seek to ground our analysis on constructionist journalism, culturalist, Photography-expression theories, and also in the studies on mediatized society.||El presente artículo se dedica a analizar las fotografías que se han divulgado en los ambientes digitales de los periódicos O Globo y Folha de S.Paulo del año 2020 direccionadas al tema de la educación. Buscamos comprender como los vehículos han abordado las condiciones de precariedad de los estudiantes en la construcción de las narrativas visuales sobre la falta de acceso a la educación en el período de la pandemia. Se trata de un estudio volcado hacia los elementos compositivos movilizados en las imágenes periodísticas sobre la enseñanza remota en Brasil, en las significaciones de la identidad y de la diferencia, utilizándose de la metodología de análisis de contenido. Para tanto, buscamos fundamentar el análisis en las teorías construccionistas del periodismo, culturalistas, de la Fotografía-expresión y también en los estudios sobre la sociedad mediatizada.||O presente artigo dedica-se a analisar as fotografias que circularam nos ambientes digitais dos jornais O Globo e Folha de S.Paulo no ano de 2020 direcionadas para o tema da educação. Buscamos compreender como os veículos abordaram as condições de precariedade dos sujeitos educandos na construção das narrativas visuais sobre a falta de acesso à educação no período da pandemia. Trata-se de um estudo voltado para os elementos compositivos mobilizados nas fotografias de notícias sobre o ensino remoto no Brasil, nas significações da identidade e da diferença, utilizando-se da metodologia de análise de conteúdo. Para tanto, buscamos fundamentar a análise nas teorias construcionistas do jornalismo, culturalistas, da Fotografia-expressão e também nos estudos sobre a sociedade midiatizada.
ISSN
2178-802X
Autor
Pernisa Júnior, Carlos | Figueira Leal, Paulo Roberto | Ferreira Campos, Monique
Data
18 de maio de 2021
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Revista Mídia e Cotidiano
Fonte
Revista Mídia e Cotidiano; v. 15 n. 2: A imagem e seus diálogos: linguagens, deslizamentos e insurgências; 139-163 | 2178-602X | 10.22409/rmc.v15i2
Assuntos
Fotojornalismo, Midiatização, Educação, Representação social, Alteridade.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion