-
Fragments from/of child art||Fragmentos que se originam/pertencem a arte infantil
- Voltar
Metadados
Descrição
My practice as a teacher and artist/academic in early childhood education has always attended to children and materials. Fragments I gathered from and with Child Art (Viola, 1942) have circled back (Burke, Lasczik Cutcher, Peterken & Potts, 2017) and have me contemplating the images and quilt made with young children aged one to five years in their long day care setting (Peterken, 2009, unpublished honours dissertation). Digital photographs produced by children to show ‘what is important’ are pieces of their lives and learning. These images transferred to fabric and made into a quilt, a community artwork, are becoming more than product or process. They are provocations for thinking with materials and the learning, play and worlds of young children. Fragments to consider, as suggested by Christina MacRae (2012), how the encounter was productive.||Minha prática como professora e artista/ professora na educação infantil sempre atendeu as crianças e os materiais e processos disponíveis para a aprendizagem. A abordagem pedagógica nesta pesquisa com crianças muito novas centra-se em seus interesses e perspectivas. Estou me perguntando sobre o que eu/nós podemos fazer e como eu/nós podemos ensinar (Lenz Taguchi, 2010) com arte na educação infantil. Reuni fragmentos da ChildArt (Viola, 1942; Peterken, 2015, dissertação de doutorado não publicada) para pensar sobre a prática da primeira infância fecharam um ciclo (Burke, LasczikCutcher, Peterken&Potts, 2017). As imagens e obras de arte encontradas no meu trabalho de doutorado fazem com que eu volte a contemplar as imagens e colchas feitas anteriormente com crianças de 1 a 5 anos em sua sala de atendimento (Peterken, 2009, dissertação de lendas inéditas) para considerar como os momentos de produção são produtivos .
ISSN
2447-2484
Autor
Peterken, Corinna Eva
Data
2 de dezembro de 2017
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/20749 | 10.26512/vis.v16i2.20749
Idioma
Fonte
Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte; v. 16 n. 2 (2017); 351-360 | 2447-2484 | 1518-5494
Assuntos
Primeira infância. Pedagogia pública. A / r / togrfia. | Early childhood education. Public Pedagogy. a/r/tography. Quiltmaking.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion