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From “Horse Money” to “Vitalina Varela”: the sound-image||De “Cavalo Dinheiro” a “Vitalina Varela”: a imagem-sonora
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Metadados
Descrição
There are all kinds of coincidences and clashes between the past and the present in Horse Money (Pedro Costa, 2014) that emerge in a form of glossolalia with voices bringing back memories from everywhere. In Vitalina Varela (Pedro Costa, 2019), there, it is Vitalina's voice (Vitalina is now the person and ‘character’ of the film, a Cape Verdean woman who arrives in Portugal three days after her husband's funeral) that is printed throughout the film, now raising the level of hers whispers in the previous film, Horse Money.It is our intention to describe these films taking consequences from the concept of “sound-image” presented in L’image-temps by Gilles Deleuze. There is a separation, a disjunction, or a stratigraphic overlapping — «the more complete examples of seeing-talking disjunction can be found in film» — that we think it is the core of Pedro Costa's aesthetics and politics.||Resumo: Há toda uma série de coincidências e choques entre o passado e o presente em Cavalo Dinheiro (Pedro Costa, 2014) que emergem na forma de glossolalia, com vozes que transportam memórias de todo o lado, de todo o tempo. Em Vitalina Varela (Pedro Costa, 2019), aí é a voz de Vitalina (Vitalina é agora a pessoa e a ‘personagem’ do filme, uma cabo-verdiana que chega a Portugal dias depois do funeral do seu marido) que se imprime através do filme, e que lhe muda decisivamente o sentido quando conta uma história (uma longa história, como são sempre as histórias da experiência). Há uma diferença entre os seus sussurros em Cavalo Dinheiro e aqui, no filme que tem o seu nome. É nossa intenção descrever estes filmes tirando consequências do conceito de “imagem-sonora” apresentado em A Imagem-Tempo, de Gilles Deleuze. É um conceito que tem em vista uma separação, uma disjunção, ou uma sobreposição estratigráfica entre ver, ou ouvir, e falar — “os exemplos mais completos da disjunção ver-falar podem ser encontrados no cinema” — que julgamos estar no centro da política e da estética de Pedro Costa. Palavras-chave: Imagem-sonora. Forma humana. Forma política. Pedro Costa.
ISSN
1807-9288
Periódico
Autor
Cordeiro, Edmundo José Neves
Data
22 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/77510 | 10.5007/1807-9288.2020v16n2p309
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Edmundo José Neves Cordeiro | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Texto Digital; Vol. 16 No. 2 (2020): Imagens e imaginários na era digital/virtual; 309-316 | Texto Digital; Vol. 16 No 2 (2020): Imagens e imaginários na era digital/virtual; 309-316 | Texto Digital; v. 16 n. 2 (2020): Imagens e imaginários na era digital/virtual; 309-316 | 1807-9288
Assuntos
Imagem-sonora | Forma Humana | Forma Política | Pedro Costa | Sound image | Human form | Political form | Pedro Costa
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion