-
From technical analysis to literary reading: approaches to literature at school||Da análise técnica à leitura literária: abordagens da literatura na escola
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper seeks to compare two different conceptions and methods of teaching literature which has been present in the last four decades in Brazil - one centered in the use of technical terminology to approach the text and the other focused on the reader. It also seeks to apprehend aspects of the school context that promoted such changes in the scope of literature didactics. The comparison is based on two high school experience of exploring the novel A hora da Estrela, by Clarice Lispector. The first situation was taken in the late 1980s, when I was a high school teacher who reproduced the recurrent approach among teachers; and the second situation was taken from Soares & Rezende (2019), based on the latter author’s activities about two decades after the first situation. The analysis of both situations evinces the change in didactic perspective, which has gradually been the subject of academic research and some school practices that are leveraged by theories such as the Aesthetics of Reception (JAUSS, 1994) and Literary Reading (ROUXEL, 2013).||O presente artigo busca comparar duas concepções e métodos diferentes de ensino de literatura presentes nas últimas quatro décadas no Brasil – uma centrada no uso de terminologia técnica para abordar o texto, e outra com foco no leitor. Busca-se, também, apreender aspectos do contexto escolar que promoveram tais mudanças no âmbito da didática da literatura nesse tempo. Essas comparações partem de situações colhidas mediante experiência docente no ensino médio, ambas as práticas centradas na abordagem do romance A hora da estrela, de Clarice Lispector. A primeira situação, colhida em fins da década de 1980, quando esta autora era professora no ensino médio e reproduzia uma abordagem recorrente entre os docentes e presente nos livros didáticos; a segunda situação foi colhida no artigo assinado por esta autora e por sua doutoranda (SOARES, REZENDE, 2019), a partir do relato de atividades desta última sobre a novela de Clarice Lispector abordada no ensino médio de um instituto federal, cerca de duas décadas depois da primeira situação. A análise de ambas busca mostrar uma consequente mudança de perspectiva didática que, paulatinamente, tem sido objeto de pesquisas acadêmicas e de algumas práticas escolares, alavancadas por teorias como as da Estética da Recepção (JAUSS, 1994) e da Leitura Literária (ROUXEL, 2013).
ISSN
1516-1536
Periódico
Autor
Rezende, Neide
Data
15 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/view/53319 | 10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.53319
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Revista Graphos
Fonte
Revista Graphos; v. 22 n. 2 (2020): Literatura: Educação, Recepção e Circulação de Obras Literárias; 12-26 | 1516-1536
Assuntos
Leitura Literária. Estética da Recepção. Ensino de Literatura. Estudos Culturais. A Hora da Estrela
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion