-
From the canons to manga: reading recommendations from literature and pedagogy undergraduate students||Dos cânones ao mangá: indicações de leitura dos estudantes de letras e pedagogia
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo constitui parte integrante do projeto “Leitura nas licenciaturas: espaços, materialidades e contextos na formação docente”. Aborda as indicações de leituras literárias feitas por graduandos iniciantes dos cursos de Letras e Pedagogia, sujeitos de uma pesquisa interdisciplinar financiada pelo Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES), desenvolvida de forma cooperativa entre quatro universidades de diferentes regiões do país. Tem como objetivo principal mapear experiências de leitura literária dos graduandos, os gostos, as condutas, as concepções de leitura literária e de literatura, bem como as forças que convergem na construção dessas representações. Tomou como objeto de análise duas questões abertas que solicitaram a indicação de um livro que tenha interessado/sensibilizado os estudantes, acrescidas de justificativa. Os resultados da pesquisa evidenciam a influência de diferentes campos na formação literária desses sujeitos. Os comentários dos leitores sobre as literaturas (clássicas e de massa) indiciam que a leitura literária é vista como forma de entretenimento, prazer, consolo, apropriação de conhecimentos, reflexão sobre a existência humana. Suas leituras, que se limitam ao seu repertório cultural e às relações subjetivas que estes estabelecem no contato com a obra, nem por isso devem ser desqualificadas, desrespeitadas, pois essas práticas somar-se-ão a outras que serão apropriadas em sua formação acadêmica, ampliando sua biblioteca interior.||This paper is part of the project “Reading in undergraduate courses: spaces, materialities and contexts in teacher education”. It analyses the recommendations of literary readings made by Literature and Pedagogy undergraduate students, who were participants of an interdisciplinary research funded by Academic Cooperation Program (PROCAD/ CAPES), developed in four universities from different regions of Brazil. Its main objective is to map undergraduate students’ literary reading experiences, preferences, behaviors, concepts of literary reading and literature, as well as the forces that converge in the construction of these representations. The study was based on the answers to two open questions, which demanded participants to recommend a book that had interested/touched them, followed by a justification. Analyses show the influence of different fields in the literary formation of these subjects. Readers' comments on literatures (classical and mass) indicate that literary reading is seen as a form of entertainment, pleasure, comfort, appropriation of knowledge, and reflection on human existence. Their readings, are limited to their cultural repertoire and the subjective relationships that they establish in contact with the work, should not be disqualified, disrespected, because these practices are added to others that should be appropriated in their academic education, expanding their personal library.||Este artigo aborda as indicações de leituras literárias feitas por graduandos iniciantes dos cursos de Letras e Pedagogia, sujeitos de uma pesquisa interdisciplinar financiada pelo Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES), desenvolvido por três Universidades do país. Tem como objetivo principal mapear experiências de leitura literária dos graduandos, os gostos, as condutas, as concepções de leitura literária e de literatura, bem como as forças que convergem na construção dessas representações. Tomou como objeto de análise duas questões abertas que solicitou a indicação de um livro que tenha interessado/sensibilizado os estudantes, acrescido de justificativa. Os resultados da pesquisa evidenciam a influência de diferentes campos na formação literária desses sujeitos.
ISSN
1516-1536
Periódico
Autor
Batista da Silva, Arlene
Data
15 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/view/52274 | 10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.52274
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Revista Graphos
Fonte
Revista Graphos; v. 22 n. 2 (2020): Literatura: Educação, Recepção e Circulação de Obras Literárias; 283-300 | 1516-1536
Assuntos
Literary Reading | Aesthetic pleasure | Reading practices | Leitura literária | Prazer estético | Práticas de leitura
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion