Descrição
This article discusses the relations between media, politics and democracy in the history of Republican Brazil. In 1989, Brazil held direct presidential eleition after 29 years. Among the innovations in this process were television, its agents and products. It is our intention to present some considerations about the 1989 electoral campaign. In general, we intend to focus on the last televised electoral debate between Fernando Collor de Mello and Luiz Inácio Lula da Silva. Specifically, we aim to discuss the journalistic edition of the event carried out by Rede Globo de Televisão and aired on its news programs. Then, we seek to point out how the press approached this televised debate and its edition by Globo. This historical research uses audiovisual products and news published by Jornal do Brasil.||Este artigo discute as relações entre mídia, política e democracia na história do Brasil Republicano. Em 1989, o Brasil realizou eleições presidenciais diretas após 29 anos. Dentre as inovações desse processo, figuravam a televisão, seus agentes e produtos. É nossa intenção apresentar algumas considerações sobre a campanha eleitoral de 1989. De modo geral, pretendemos enfocar o último debate eleitoral televisivo travado entre Fernando Collor de Mello e Luiz Inácio Lula da Silva. Especificamente, objetivamos discutir a edição jornalística do evento realizada pela Rede Globo de Televisão e veiculada em seus telejornais. Em seguida, buscamos apontar a forma como a imprensa escrita abordou esse debate televisivo e sua edição feita pela Globo. Esta pesquisa histórica toma como fontes os produtos audiovisuais e o material veiculado pelo Jornal do Brasil.