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From the tragedies to the critics: moments of crisis ||De las tragedias a las críticas: momentos de crisis||Das tragédias à crítica: momentos de crise
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Metadados
Descrição
The present essay intents approach certain specificities of the intellectual engagement in face of life. Therefore, it is initially organized from a reading of The spirit of science fiction, of Roberto Bolaño, and, in sequence, it interpellates how these specificities present themselves in the film that Pier Paolo Pasolini makes from the Oresteia, of Aeschylus. It analysis the question of the tragedy both from Nietzsche and the manners in which Pasolini unfolds the problems he reads in the opera of Aeschylus in his ways of looking at his time. Lastly, it proposes a reading of how this pasolinian procedure, in addition to indicates a mode of intellectual engagement, it loads a potentiality of questioning the operation – and the collapse – of the representative contemporary politics.||Este ensayo tiene como objetivo abordar ciertas especificidades de la participación intelectual frente a la vida. Para ello, se organiza, en un primer momento, a partir de la lectura de El Espíritu de ciencia ficción de Roberto Bolaño, para luego cuestionar cómo se presentan estas especificidades en la lectura cinematográfica que Pier Paolo Pasolini hace de la Oresteia de Esquilo. Rastrea algunos análisis del tema de la tragedia tanto de Nietzsche como de la manera en que Pasolini desarrolla los problemas que lee en Esquilo en sus formas de ver su tiempo. Por último, propone leer cómo este procedimiento pasoliniano, además de señalar una forma de involucrarse intelectualmente, tiene el poder de cuestionar el funcionamiento –y la bancarrota– de la política representativa contemporánea.||O presente ensaio pretende abordar certas especificidades do engajamento intelectual diante da vida. Para tanto, organiza-se, de início, a partir da leitura de O espírito da ficção científica, de Roberto Bolaño, para, na sequência, interpelar como essas especificidades se apresentam na leitura cinematográfica que Pier Paolo Pasolini faz da Oresteia de Ésquilo. Traça algumas análises da questão da tragédia tanto a partir de Nietzsche como nos modos com os quais Pasolini desdobra os problemas que lê em Ésquilo em suas maneiras de enxergar seu tempo. Por fim, propõe-se a ler como esse procedimento pasoliniano, além de apontar para um modo de engajar-se intelectualmente, carrega uma potência de questionamento do funcionamento – e da falência – da política representativa contemporânea.
ISSN
0103-183X
Periódico
Abrangência
Brazil; 2020 | Brasil; 2020 | Brasil; 2020
Autor
Honesko, Vinícius Nicastro
Data
30 de novembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8659654 | 10.20396/remate.v40i2.8659654
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Licença Creative Commons | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Remate de Males; Vol. 40 No. 2 (2020): Pasolini and criticism; 486-500 | Remate de Males; Vol. 40 Núm. 2 (2020): Pasolini y la crítica; 486-500 | Remate de Males; v. 40 n. 2 (2020): Pasolini e a crítica; 486-500 | 2316-5758
Assuntos
Intellectual engagement | Tragedy | Representative politics | Compromiso intelectual | Tragedia | Política representativa | Engajamento intelectual | Tragédia | Política representativa
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto | Text | Texto